Sempre estivemos em volta de uma sociedade discriminatória, tanto a nível racial, como também a nível de género, etnia, orientação sexual. Apesar de cada vez mais pessoas começaram a preocupar-se com estes assuntos, todos os anos, milhares de vítimas morrem, devido a ideologias racistas. Além disso, todos os dias, mesmo à nossa volta, há sempre a acontecer atos preconceituosos, como comentários, “brincadeiras”; e, muitas das vezes, muitos acreditam que não há nada de mal, mas, na verdade, podem estar a ferir o alvo das piadas.
Contudo, para tudo na vida, há sempre extremos; e, com o racismo, não podia ser diferente. Atualmente, já existe uma grande revolta contra este problema, no entanto, há 70, 80 anos, não havia essa sensibilização em grande escala. Ao longo do tempo, houve acontecimentos que ficarão registados para sempre em todas as pessoas e em todos os livros de História, como os que podem ser encontrados abaixo.
Estes quatro exemplos são apenas uma pequena amostra do número de situações, onde o preconceito e a vontade de separar características diferentes aparecem. Não podemos recuperar as 6 milhões de vidas perdidas na 2º Guerra Mundial, somente porque eram judias. Não podemos fazer com que a escravatura nunca tenha existido. NÃO PODEMOS! Contudo, podemos mostrar que essas ações irracionais ficaram no passado e que a determinação de acabar de vez com o racismo é cada vez maior.