Projecto combate exclusão social e discriminação no Bairro Azul da Póvoa de Santa Iria – O MIRANTE

Site temporário
O MIRANTE
Jornalismo de Proximidade
Actualmente vivem no Bairro Azul mais de duas centenas de pessoas de diferentes estratos sociais e etnias.
Quem vive no bairro PER (Plano Especial de Realojamento) da Quinta da Piedade na Póvoa de Santa Iria, também conhecido por Bairro Azul, ainda sente discriminação da restante comunidade e para combater esse preconceito foi lançado um projecto que visa mudar mentalidades. Através da exposição de fotografia “Olhos que Sentem”, visitável até final de Setembro no espaço cidadão da Quinta da Piedade, pretende-se promover a inclusão social e a diversidade através dos rostos que habitam e vivem o bairro diariamente. Faz parte do projecto Arte For All, uma iniciativa criada pela Câmara de Vila Franca de Xira com o objectivo de promover a inclusão e a diversidade.
A exposição “Olhos que Sentem”, com fotografias de Ana Catarina Brito, é uma das várias iniciativas do projecto onde os moradores se dão a conhecer ao resto da comunidade povoense. Sara Bico é psicóloga educacional e Elsa Pereira é animadora sociocultural. Ambas trabalharam no projecto e reconhecem que muitos moradores do bairro acabam por ficar isolados numa bolha social face ao resto da comunidade. O que, dizem, não pode acontecer.
Actualmente o Bairro Azul tem duas centenas de moradores, de vários estratos sociais e onde se incluem cidadãos de etnia cigana, cabo-verdianos, angolanos e moçambicanos. “Qualquer povo, com respeito e amor ao próximo, consegue coabitar, trabalhar e aprender lado a lado”, consideram as técnicas a O MIRANTE.
Procurar uma vida melhor na Póvoa
Fátima Duarte, Angelina Santos e Maria Rosete são algumas das moradoras do bairro que vieram de países de língua oficial portuguesa em busca de uma vida melhor e que hoje frequentam os espaços do centro comunitário onde decorrem estes projectos. Dizem que é uma forma de conviver e de melhorar as relações entre todos.
Cláudia Tavares, 23 anos, é técnica no “Arte For All” há cerca de um ano e faz parte das camadas jovens que passaram a adolescência inseridas nestas actividades. Diz que o projecto veio mudar a forma como as pessoas lidam umas com as outras no bairro, ligando-as, dando-as a conhecer e criando laços mais fortes, o que considera ser essencial para um bairro justo, harmonioso e saudável. Lamenta, no entanto, que há vários anos as coisas tenham sido diferentes, com problemas entre os moradores, mas hoje sente-se feliz por o espaço ser seguro e cheio de vida.

Empresa de processamento e comercialização de areia de sílica, argilas, minerais de feldspato, olivina e reciclagem de vidro produz, na sua unidade de Rio Maior, cerca de 600 mil toneladas de areia de sílica por ano. A Sibelco estabeleceu-se em Portugal em 1973 e existe desde 1872 estando presente em 31 países. A empresa tem na sua visão estratégica a aposta na sustentabilidade, segurança e redução das emissões de dióxido de carbono.
Jorge Ribeiro é um exemplo de trabalho e sacrifício na procura de uma vida melhor. Foi da Póvoa de Santarém para Inglaterra para poder dar melhores condições de vida à sua filha Aline.
Iniciativa promove visitas e reuniões descentralizadas em todas as freguesias e suas localidades
A ribeira de Cuba, na freguesia de Alcanede, foi alvo de uma acção de reabilitação na manhã de sábado, 24 de Setembro
Espectáculo “Um Tordo na Filarmónica” está agendado para sábado, dia 8 de Outubro
Espaço faz parte da história de Vila Franca de Xira.
Cheiro e sujidade na varanda são o que mais preocupa a vizinhança. Câmara e junta apelam ao civismo da comunidade para não alimentar os pombos.
A Mercar surgiu em 1983 integrada no Grupo Ultrena e desde 1994 é uma empresa familiar que tem os olhos postos no futuro respeitando três princípios de actuação que são: Qualidade, Rentabilidade e Volume. A empresa que representa as marcas Renault e Dacia dá uma especial importância à formação e valorização profissional dos seus colaboradores, o que tem sido também importante para se manter na vanguarda num sector exigente.
Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, decidiu visitar a Escola Superior de Desporto de Rio Maior praticamente em cima da hora. Presidente da câmara não a acompanhou nem se fez representar alegando razões de agenda, mas lamenta que alguns membros do Governo se desloquem aos territórios sem dizerem nada aos autarcas.
Líder do município de Torres Novas, Pedro Ferreira, que se o Governo optar pela construção do novo aeroporto no concelho de Santarém esse investimento poderá trazer “um desenvolvimento económico imparável” para a região.
Santarém é uma das possíveis localizações que vai ser estudada
A empresa produz madeira para paletes e embalagem, solhos, molduras, vigas, barrotes e ripas.
Workshop Preparar o Atleta do Futuro, organizado desde 2011 pelo Município, já vai na 20.ª edição
Rapaz, de 10 anos, estava num antigo armazém devoluto, na Rua António Sérgio, em Alpiarça.
Abate para transformação e comercialização de carne e produtos à base de carne
Autarcas locais temem saída do médico devido às condições “indignas”.
Despacho publicado no Diário da República reconhece como “catástrofes naturais” vários incêndios rurais de grandes dimensões que afectaram um conjunto de concelhos sobretudo no Norte e no Centro do país.
A Fonte da Igreja, em Achete, concelho de Santarém, foi restaurada e transformada, tal como o espaço envolvente, numa nova zona de fruição pública
Proposta de especialistas em segurança rodoviária em Estado australiano
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até dia 8 de Outubro
Empresa especialista na extração e transformação de pedra natural desenvolve a sua actividade apostando na inovação e com respeito pelo ambiente. A Silaco, com base operacional no concelho de Ourém, é uma empresa sustentável que tem feito um caminho de crescimento em outros países conquistando o interesse de mercados na Europa Central, nos Estados Unidos da América e no Japão.
Situação começa a causar desconforto na comunidade que diz não compreender porque é que o morador não vai procurar trabalho.
A empresa de abastecimento de água e saneamento é a primeira do distrito de Santarém distinguida pela sua acção na conciliação da vida pessoal, familiar e profissional dos seus colaboradores. A Águas de Santarém tem como principal lema a sustentabilidade e desenvolve a sua actividade com responsabilidade social e ambiental, apostando na inovação e qualidade de serviço aos clientes.
Comissão Europeia diz que recorrerá a tribunal se não forem adoptadas as medidas necessárias
A informação é da CNN Portugal, que refere que o alvo da operação é o secretário-geral da PCM, David Xavier
A empresa instalada no concelho de Benavente está a dar os primeiros passos na internacionalização depois de já ter vincado a sua presença no mercado nacional a partir da qualidade dos serviços que presta. A Servirent está preparada para fornecer módulos para salas de aula, escritórios, sanitários e balneários ou stands de vendas, por exemplo, destacando-se também na área dos contentores frigoríficos e marítimos.
Joaquim Correia Bernardo ajudou a planear o golpe militar em 25 de Abril de 1974 que levou à queda do antigo regime.
A atleta tem 17 anos e este ano vai competir em provas FIS com atletas seniores
Música e showcookings são alguns dos destaques de uma programação vasta que vale a pena colocar na agenda e não deixar passar ao lado.
Feira de Outubro continua a ter mais procura que oferta de feirantes e artesãos, mas apesar disso o presidente de Vila Franca de Xira não se compromete com o alargamento do certame. Tasquinhas, artesanato, música e esperas de toiros são alguns dos destaques.
Câmara disse desconhecer o negócio mas a empresa confirma: há movimentações em curso para adquirir os aviários desactivados na zona de Santa Sofia em Vila Franca de Xira. Investimento de 2,5 milhões de euros permite criar uma dezena de postos de trabalho.
Alojamentos vão ter um total de 112 camas para alunos das Escolas Superiores Agrária e de Educação de Santarém.
A NERSANT vai realizar até ao final do ano quatro “Farm to Fork Innovation Labs”, oficinas de apoio ao empreendedorismo dedicadas à temática da alimentação sustentável.
Manifestação decorreu na tarde de quarta-feira, 28 de Setembro
Empresa vai instalar parque fotovoltaico nas suas instalações em Fátima para reduzir emissões de CO2.
A Ecoveg SA, que em 2013 se deslocalizou para Almeirim, importa e exporta produtos para a agricultura e comercializa também marcas próprias. Especialista em fertilizantes, turfas e substratos, a empresa tem estado na vanguarda do desenvolvimento de soluções para a agricultura, como é o caso dos extratos botânicos e microrganismos que estão ganhar força em Portugal e que a empresa já fornece há 20 anos.
O MIRANTE firmou um compromisso com os empresários e a economia da região que parece selado a ferro e fogo; todos os dias corremos Ceca e Meca para termos notícias de proximidade; e nessas notícias estão sempre os empresários e as suas empresas; exactamente porque são eles que ao lado dos políticos fazem a gestão do território, influenciam as decisões, criam emprego, fazem girar a economia; o mesmo é dizer que assistem ao nascer e ao por-do-sol de cada dia que preenche as nossas vidas.
Serão 16 conferências sobre os Templários na Biblioteca António Cartaxo da Fonseca e no Centro Cultural da Barquinha, com especialistas nacionais e estrangeiros.
Catarina Manuel é pedopsiquiatra na clínica Consultórios Médicos do Jardim, na Praça da República 47, 1º, em Almeirim, junto à Farmácia Barreto do Carmo. 
O presidente da Junta de Vialonga, João Tremoço, vai a todas
Empresa de Almeirim está há três décadas no mercado nacional de revestimentos.
Empresa instalada em Tomar tem-se desenvolvido fruto da aposta em tecnologias modernas e com rigorosa selecção dos sub-produtos que transforma empenhando-se também na suficiência energética. Actualmente a destilaria está dotada de autómatos e programas de monitorização de toda a destilaria.
A Várzea de Vialonga continua a ser ocupada indevidamente por várias empresas que vão fazendo negócio em terrenos classificados como Reserva Ecológica Nacional
No centro de Torres Novas a animação de carácter popular vai ser assegurada por artistas locais, ranchos folclóricos, bandas de música tradicional e fadistas.
Música, artes circences, fanfarras, estátuas vivas e street food animaram o final do Verão em Tomar. Adesão do público motiva município a dar continuidade ao Art’in Rua, que levou à cidade milhares de pessoas.
Dois homens, de 51 e 55 anos, foram detidos pela GNR de Vila Nova da Barquinha por exercerem irregularmente a actividade de segurança privada nesse concelho.
Requalificação das ruas do centro da vila de Azambuja vai prolongar-se até Fevereiro de 2023 e custar mais 127 mil euros devido a trabalhos não contemplados no projecto inicial. Município avalia possibilidade de indemnizar comerciantes queixosos.
À margem
No mundo, estima-se que um terço dos alimentos produzidos é desperdiçado, o que equivale a mais de 1,3 mil milhões de toneladas
Jornadas Nacionais de Catequistas 2022 vão decorrer em Fátima nos dias 22 e 23 de Outubro
Vereador socialista criticou assinatura de acordo sem ser dado conhecimento do mesmo à oposição. Protocolo visa fomentar a cooperação entre os dois municípios sobretudo nas áreas do desporto, turismo e cultura.
O suspeito, um contabilista da organização, que está desaparecido, foi fazendo desvios de dinheiro mensalmente ao longo de vários anos
As doenças cardiovasculares são responsáveis por um terço das mortes que ocorrem em Portugal. Só o enfarte do miocárdio mata, em média, 12 pessoas por dia.
Município está a estudar a possibilidade da atribuição de um seguro de saúde para todos, como nova medida para garantir à população um acesso a cuidados de saúde primários no privado. Já foram recebidas propostas de seguradoras.
Paulo Cláudio é polícia de profissão e presidente do Rancho Folclórico do Verdelho desde 2012. O dirigente afirma a O MIRANTE que nos próximos anos quer que a associação se aproxime da centena de sócios.
Manobras vão ocorrer nos municípios de Vila Nova da Barquinha, Constância, Chamusca, Abrantes, entre outros
À semelhança de exercícios anteriores, são recomendadas diversas medidas à população, nomeadamente não levantar, deslocar ou mexer em qualquer granada ou engenho explosivo encontrado.
Espaço conta com artesanato e produtos locais, havendo a hipótese de se fazer a encomenda e recebê-la em casa assim que se chega da viagem.
Vítor Moura tomou posse como presidente do Centro de Recuperação e Integração de Abrantes (CRIA) em Novembro de 2021 e descreve a O MIRANTE o momento que a instituição vive após a gestão atribulada de Nelson Carvalho. O também vereador do PSD na Câmara de Abrantes fala das dificuldades com que se deparou à chegada, em especial na parte financeira, mas não desiste de ser optimista quanto ao futuro e diz ser imperioso aumentar a resposta em lar para cidadãos deficientes.
Devido às obras, as piscinas municipais de Ourém vão fechar ao público na sexta-feira e a previsão de reabertura é o início do Verão.
Medidas defendidas pelo Bloco de Esquerda teriam um impacto financeiro na ordem dos 3,5 milhões de euros nas contas municipais, referiu o presidente da câmara.
José Saramago em Castril, com Pilar, na inauguração de uma biblioteca com o seu nome e as recordações de “certas histórias tristes da minha terra, recentes e antigas, conhecidas algumas, outras que por caridade guardo para mim, a vergonha que uns quantos deveriam sentir, mas afinal não sentem”.
José Eduardo Marçal teve uma passagem efémera pela política em cargos públicos. Era militante do PSD, mas desfiliou-se há quase cinco anos por estar farto de ver jogos de interesses e de as ideias brilhantes não valerem nada nos partidos.
Exposição é inaugurada no dia 7 de Outubro, pelas 18h00.
​O secretário de Estado do Desporto, João Paulo Correia, visitou o Centro de Alto Rendimento Hippos Golegã, concebido para receber cavaleiros, equipas e selecções nacionais e internacionais de desporto equestre.
Concurso público para as Actividades de Enriquecimento Curricular voltou à discussão na Assembleia Municipal, onde foi questionada a contratação desse serviço a uma empresa em detrimento da associação Choral Phydellius. Factor preço foi decisivo.
O Dia de Campo do Centro Nacional de Competências das Culturas do Milho e Sorgo reuniu 300 participantes em Coruche e durante os trabalhos foram assinados dois protocolos estratégicos para a fileira do milho que envolvem instituições de ensino e investigação.
Iniciativa da Associação de Familiares e Amigos do Doente Psicótico (FARPA) vai estar em exibição de 10 a 21 de Outubro na Escola Superior de Educação de Santarém.

source

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.