Servidores de Araci (BA) são exonerados após casos de homofobia – Agência Brasil

Ex.Saúde, Presidente, Governo

Depois de denúncias envolvendo casos de homofobia na cidade de Araci, a 220 km de Salvador, quatro servidores foram exonerados da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte.
O caso tornou-se público e tomou as redes sociais da cidade baiana, após áudios gravados e prints de conversas com expressões homofóbicas atribuídos a funcionários que atuam tanto na prefeitura, quanto na secretaria Municipal, viralizarem.
Em textos e gravações, os servidores especulam sobre a vida sexual de outro colega de trabalho em tom jocoso e preconceituoso. Uma mulher chega a dar instruções a um colega para falar com a prefeita do município para não admitir outros homossexuais, pois diz que em todas as salas da secretaria já teriam muitos. Outro homem diz que contratou uma pessoa para prestar serviço, mas que ela seria homossexual, colocando a orientação sexual como fator negativo.
Com a repercussão, a gestão municipal de Araci, exonerou os quatro servidores identificados nas denúncias.  Em nota, a prefeitura informou que eles foram retirados de suas respectivas funções “pois suas falas e ações descumpriram os preceitos éticos da administração pública e que os fatos estão sendo averiguados”.
Em junho de 2019, o Supremo Tribunal Federal decidiu a favor da criminalização da homofobia, equiparando-a ao crime de Racismo, previsto em lei, até que o Congresso Nacional desenvolva uma legislação específica para a LGBTfobia, que é “discriminação por orientação sexual e identidade de gênero”, contemplando todos os segmentos da comunidade LGBTQIA+.
O advogado especialista em casos envolvendo discriminação, Thiago Viana, orienta e alerta para casos como este que ocorrem na esfera virtual. 
Casos como este ocorrido em Araci, podem ser denunciados nas delegacias especializadas dos municípios e também pelo Disque 100.
Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida já podem solicitar à Justiça Eleitoral para votar em uma seção especial com acessibilidade.

Sobre os relatos de moradores de abusos e invasões de casas por policiais militares, Secretaria de Estado da Polícia Militar afirma que todas as denúncias serão apuradas pela corregedoria.

O Brasil conquistou nessa semana o primeiro lugar na competição internacional de robôs, o RoboCup International 2022. A vitória foi trazida pela equipe da Fei, a Faculdade de Engenharia Industrial, na categoria dos robôs que realizam tarefas domésticas.

No primeiro semestre também foi registrada queda nos casos de roubos de rua. Por outro lado, aumentou o número de estupros. De janeiro a junho, 2.740 pessoas foram vítimas desse crime, um aumento de 9,3% em relação ao mesmo período de 2021.

A parcela de pessoas com 60 anos ou mais foi estimada em 14,7% da população em 2021. Em 2012, era pouco mais de 11%. As pessoas de 65 anos ou mais atingiram 10,2% da população total.

Eduardo José Barros da Costa, detido na última quarta-feira (20) em operação da Polícia Federal, é acusado de desvios na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.