Por luta contra racismo, professora bauruense receberá prêmio estadual – Jornal da Cidade de Bauru

Trabalhe Conosco

Aries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
por Guilherme Tavares
Samantha Ciuffa/JC Imagens
Professora Tiana será homenageada durante Prêmio Ruth de Souza
No próximo dia 23 de julho, uma professora bauruense receberá um reconhecimento estadual por sua trajetória de quatro décadas de militância na educação contra o racismo estrutural. Sebastiana de Fátima Gomes, a Tiana, será uma das homenageadas com o Prêmio Ruth de Souza, promovido pelo Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de São Paulo (CPDCN), da Secretaria da Justiça e Cidadania.
A premiação é realizada anualmente em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e ao Dia Nacional de Tereza de Benguela, ambos celebrados em 25 de julho. O objetivo é dar visibilidade a trajetórias de vida e de lutas em busca de uma sociedade mais digna e de igualdade de oportunidades.
Tiana, hoje com 57 anos, é professora de geografia na rede estadual e também em uma faculdade em Agudos. “Me senti muito honrada. O nome Ruth de Souza é muito significativo para mim, porque homenageia mulheres engajadas por mais igualdade”, revela.
Ela, que também preside o Conselho Municipal da Comunidade Negra, conta que, durante a carreira, dedicou-se a desenvolver ações antirracistas dentro da educação. “Sempre procurei trabalhar a autoestima das crianças negras e o reconhecimento com as professoras sobre a existência do preconceito na escola”.
O Prêmio Ruth de Souza presta uma justa e merecida homenagem à atriz homônima, considerada a primeira dama negra do teatro, cinema e televisão.
Ela foi, inclusive, a primeira artista negra do País a ser indicada como melhor atriz no Festival de Veneza de 1954, por seu trabalho em Sinhá Moça. Também participou intensamente da teledramaturgia da Rede Globo. Faleceu em 2019, mesmo ano da primeira edição da honraria.
A solenidade de entrega do Prêmio Ruth de Souza será no próximo dia 23, das 8h às 13h, no Museu Afro Brasil, localizado no Parque do Ibirapuera, na Capital.
Associados a:
Baixe o App:
© Copyright 2022 Jornal da Cidade Bauru Ltda.–   Política de Privacidade
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do JC.

source

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.