De exibição de cena de estupro a racismo: as polêmicas da Jovem Pan News – UOL

De Splash, em São Paulo
13/07/2022 11h06Atualizada em 13/07/2022 20h18
Há quase nove meses no ar, a Joven Pan News tem colecionado polêmicas — e a mais recente delas aconteceu na noite de ontem.
Durante o “Jornal Jovem Pan”, por volta das 20h30, foi exibido o vídeo que mostra o anestesista Giovanni Quintella Bezerra, 32 anos, preso por estupro na segunda-feira (11), colocando o pênis na boca de uma paciente, que está dopada para o nascimento do próprio bebê. A imagem foi transmitida sem tarjas ou filtros.

Em comunicado, a Jovem Pan negou que teria feito “apologia ao estupro e à violência contra a mulher” e que “adotou os cuidados necessários para exercer o trabalho de informar e preservar os direitos da vítima”.
Exibir uma cena de estupro em rede nacional não foi, porém, a primeira vez em que a emissora se envolveu em uma polêmica. Entre os assuntos problemáticos, já surgiram alegações sobre nazismo, racismo e xenofobia.
Relembre algumas polêmicas envolvendo a Jovem Pan News:
Em fevereiro, a Jovem Pan News demitiu o ex-BBB e comentarista político Adrilles Jorge após ele fazer um gesto interpretado como saudação nazista, que é crime. Em nota, o Grupo Jovem Pan disse repudiar qualquer manifestação em defesa do nazismo e suas ideias e que os comentaristas têm liberdade para emitir opiniões, desde que dentro dos limites da lei.
Com a repercussão do episódio, Adrilles negou que o gesto tenha relação com o nazismo e disse que estava apenas dando “tchau”. Após 40 dias, ele voltou a ser contrato pela emissora. Segundo Ricardo Feltrin, colunista de Splash, toda a demissão foi fake e ele continuou recebendo no tempo que ficou afastado.
O jornalista José Carlos Bernardi causou polêmica ao comentar sobre o desenvolvimento da Alemanha em discussão com a jornalista Amanda Klein no “Jornal da Manhã”.
“Quem dera o Brasil chegar aos pés do desenvolvimento alemão”, disse ela durante o debate. Bernardi respondeu dizendo que a Alemanha ficou rica por matar e assaltar judeus após a Segunda Guerra Mundial. As falas de José Carlos Bernardi foram criticadas nas redes sociais. Amanda Klein também se posicionou sobre as declarações do colega em publicação no Twitter.
Zoe Martínez fez um comentário racista ao se referir a Neguinho da Beija-Flor. A fala dela aconteceu no programa “Morning Show” — ela disse que o sambista é “negro que na escuridão a gente só vê a gengiva”.
Os convidados debatiam sobre racismo estrutural quando falavam sobre o termo também considerado racista usado por Nelson Piquet para se referir a Lewis Hamilton — em vídeo de entrevista ao jornalista Ricardo Oliveira, em novembro de 2021, o ex-piloto chama Hamilton de “neguinho”.
A jornalista Liliane Ventura, apresentadora do programa “Linha de Frente”, no canal Jovem Pan News, fez uma live em seu canal no YouTube para responder o comentário feito por Paola Carosella no podcast “Dia Cast”. A ex-jurada do “MasterChef” (Band) afirmou não gostar de se relacionar com eleitores de Jair Bolsonaro, por considerá-los “escrotos” e “burros”.
Apoiadora declarada do presidente, Liliane se mostrou ofendida com as palavras de Paola e declarou que ela – que é argentina de nascença e vive no Brasil desde 2001 – não deveria opinar sobre a política do país e deveria ter mais ‘respeito’ pela nação que a acolheu.
Ao noticiar a invasão russa à Ucrânia, a Jovem Pan News usou um vídeo que mostra um avião sendo atingido por mísseis — mas as imagens, na verdade, são do game “ARMA 3”.
Na Jovem Pan, a imagem foi exibida enquanto comentaristas analisavam a situação — entre eles, o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles. Jogadores logo repararam na confusão, que acabou virando piada nas redes sociais.
No dia 23 de dezembro, a jornalista Mariana Fanti não percebeu que já estava no ar e apareceu na transmissão do “Jornal da Manhã” comendo um pedaço de chocolate. O programa não é transmitido na televisão; apenas no rádio e nos canais digitais da Jovem Pan News.
Ela foi contratada em maio de 2021 como apresentadora e editora executiva do Jornal da Manhã 2ª Edição. Depois, passou a comandar os programas Headline News e Top of the Hour. Porém, foi demitida após o episódio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Por favor, tente novamente mais tarde.

Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Ainda não é assinante? .
Se você já é assinante do UOL, .
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

source

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.