SOS Racismo leva "Dicionário da Invisibilidade" a Espanha – BANTUMEN

A associação SOS Racismo vai levar até Espanha o livro Dicionário da Invisibilidade. Nesta quinta-feira, 14, a apresentação acontece em Santander e na sexta-feira, 15, na Semana Negra de Gijon.
“Estas apresentações continuam a mostrar o impacto que a publicação do SOS Racismo continua a ter além fronteira (e também em Portugal – Praia das Maçãs, Lagoa, Sertã, Palmela ainda na semana passada e tantos outros lugares)”, lemos no comunicado que chegou à redação da BANTUMEN.
O Dicionário é um projeto da autoria do SOS Racismo que retrata as vidas e histórias de mais de três mil protagonistas da História, vistos como “invisíveis” que estiveram na linha da frente das lutas sociais. Com a contribuição de 170 pessoas, o livro pretende “mostrar que, para se ter conseguido acabar com aquelas opressões e barbáries dos séculos passados (hoje, algumas ainda vão subsistindo ou reaparecendo), muitas e muitos se levantaram, lutaram, morreram sem que o soubéssemos, sem que tivéssemos dado conta porque as/os fizeram desaparecer e, desta forma, passando a ser invisíveis, não porque o tivessem sido, mas porque convinha à barbárie e aos opressores que, hoje, não se tivesse conhecimento, que houve gente, mais do que possamos imaginar, que lutou, que perdeu mas também venceu e construiu momentos de vida, de sociedade, de cultura, solidários e harmoniosos com a natureza e com a Humanidade”.
Lembrar que, no fim de janeiro a publicação esteve em destaque no Ateneu de Madrid e que em fevereiro teve um reconhecimento internacional, com as ilustrações de André Carrilho a serem selecionadas para aparecer no Communication Arts Illustration Annual 63.
A post shared by Movimento SOS Racismo (@sosracismopt)
Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.
Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.
A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.
Todos os Artigos
16,90 
13,00 
21,00 
16,90 
18,90 
20,90 
17,90 
20,90 
Assina a newsletter da BANTUMEN para receberes as nossas últimas novidades por e-mail.
© 2021 BANTU MEDIA GROUPTodos os direitos reservados.

source

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.