Aline Ramos: 'Diálogo sobre racismo em Pantanal foi malconstruído' – UOL

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Colaboração para Splash, em São Paulo
08/07/2022 20h22
Um diálogo sobre racismo entre Tenório e dois dos três filhos dele com Zuleica, Renato e Roberto, dividiu opiniões dos fãs de “Pantanal” (TV Globo).
Na cena exibida no capítulo de ontem, os jovens, que são negros, tentam explicar para o pai como o racismo é um problema estrutural na vida deles e que ajudaria se Tenório não os preterisse.

Para a colunista de Splash Aline Ramos, a cena não foi bem desenvolvida uma vez que a questão racial não foi introduzida na trama antes.
Eu achei péssima e muito mal feita porque em nenhum momento foi construída a percepção de que o Tenório deixa essa segunda família em escanteio por Zuleica e os filhos serem negros. Aí quando os filhos começam a falar sobre isso parece que é algo da cabeça deles, que eles tiveram essa ideia e não que é algo que de fato está acontecendo.
Aline lembra que na versão original de “Pantanal”, a segunda família do personagem de Murilo Benício não era negra. A colunista avalia que o autor incluiu o diálogo sobre racismo no remake, mas sem nenhum aprofundamento.
A Globo divulgou que a família seria negra para adicionarem atores negros e a temática racial no remake. Basicamente, o Bruno Luperi enfiou a questão racial no texto sem desenvolvê-la ao longo da trama.


Comandado por Chico Barney no YouTube (e no TikTok e no Twitter) de Splash, o “Splash Show” de quarta cresceu, ganhou um novo nome e uma faixa em horário quase-nobre só para ele. No “Central Splash”, de segunda a sexta-feira, sempre às 18h, o colunista se junta aos colegas Aline Ramos e Lucas Pasin para discutir tudo o que está bombando nos realitys shows, TV e na vida das celebridades e subcelebridades.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Por favor, tente novamente mais tarde.

Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Ainda não é assinante? .
Se você já é assinante do UOL, .
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Aline Ramos

source

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.