Igreja/Sociedade: Vaticano lança alerta em defesa de tripulações marítimas – Agência Ecclesia

Jul 7, 2022 – 15:20
Cardeal Michael Czerny diz que impedir desembarque, ao abrigo de medidas contra a pandemia, é «discriminação tão injusta quanto imoral»
 
Cidade do Vaticano, 07 jul 2022 (Ecclesia) – O Vaticano lançou hoje um alerta em defesa das tripulações marítimas em todo o mundo, rejeitando quaisquer medidas que impeçam o seu desembarque, no contexto do combate à pandemia de Covid-19.
Na mensagem para o Dia do Mar 2022, que se celebra a 10 de junho, o cardeal Michael Czerny, prefeito do Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral, destacou que muitos tripulantes, mesmo vacinados, não têm o direito de desembarcar, falando numa “discriminação tão injusta quanto imoral” por parte dos governos e das companhias de navegação.
“Vários governos e companhias de navegação ainda se recusam a permitir que os marinheiros desembarquem. Para piorar a situação, alguns marinheiros podem ir à terra se tiverem a ‘cidadania adequada’. Essa discriminação é tão injusta quanto imoral. Todos nós devemos lembrar que a dignidade inata dos marinheiros como seres humanos deve ser respeitada”, escreve.
Após evocar o “trabalho essencial de mais de um milhão de marinheiros que, todos os dias do ano, trabalham em navios que transportam mercadorias ao redor do mundo”, o colaborador do Papa alerta para o impacto, no setor, das recentes crises globais.
“Com a guerra na Ucrânia, os navios enfrentam agora a árdua tarefa de navegar através das minas no Mar Negro e no Mar de Azov. Muitos navios afundaram-se e muitas vidas foram perdidas durante essa guerra injusta e imoral. Devido à pandemia global, mais de 400 mil marítimos ficaram retidos a bordo, impossibilitados de deixar o navio no final do contrato e voltar para casa para as suas famílias”, elenca.
O cardeal Czerny entende que, neste contexto, as companhias receberam os ganhos, “enquanto os marinheiros e suas famílias pagam o preço”.
O Domingo do Mar é celebrado anualmente no segundo domingo do mês de julho, nas comunidades católicas, homenageando os marinheiros e pescadores, além dos capelães e voluntários da ‘Stella Maris’ – o Apostolado do mar.
OC
Agência Ecclesia
Quinta do Bom Pastor
Estrada da Buraca, 8-12
1549-025 LISBOA
Tel.: + (351) 218855472
Email: agencia@ecclesia.pt
web: www.agencia.ecclesia.pt
ESTATUTO EDITORIAL
FICHA TÉCNICA
Anchor Apple Podcast Spotify Google podcast

source

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.