Mulheres da Floresta Amazônica ganham documentário inédito na TV Cultura – Combate Racismo Ambiental

O filme, que foi ao ar neste domingo (26), foi produzido em parceria com o Pulitzer Center e o Amazon Rainforest Journalism Fund
TV Cultura
A TV Cultura exibe o documentário inédito Mulheres da Floresta neste domingo (26), às 16h. Produzido pela emissora em parceria com o Pulitzer Center e o Amazon Rainforest Journalismo Fund, o filme homenageia aquelas que dão a vida, nutrem, hidratam, protegem e sustentam as atuais e as futuras gerações da Amazônia.
Entre as histórias contadas estão as de Txai Suruí, a estudante que chamou a atenção do mundo ao discursar na COP 26; Daniela Silva, a voz das mulheres do Xingu na luta contra o ecocídio promovido pela instalação da Usina de Belo Monte; Mayalu Txucarramãe, a neta de Raoni. Sônia Guajajara, Juma Xipaia, Maria Apurinã, Ivaneide Bandeira, Thelma Taurepang, Natalha Teófilo, Maria Francineide, Maria Miguel, entre tantas outras, que plantam a semente da conservação.
Com direção e reportagem de Laís Duarte, a exibição conta a história de mulheres de todos os estados da Amazônia legal e de suas jornadas pessoais em defesa da biodiversidade. Indígenas e indigenistas, ribeirinhas e agricultoras, professoras, pescadoras, estudantes, lideranças, ambientalistas formadas pela natureza. Mães, filhas, avós, líderes, trabalhadoras forjadas pela urgência da necessidade de sobreviver.
E entendendo que a sobrevivência delas e de seus descendentes depende da sobrevivência da Amazônia, elas agem para manter de pé o que resta da maior floresta tropical do mundo. Seus filhos são indígenas, ribeirinhos, agricultores, ambientalistas e, também, angelins, açaizeiros, sumaúmas, castanheiras, pássaros, onças, insetos e peixes.
O documentário Mulheres da Floresta tem roteiro e edição de Laize Câmara.

Imagem: Divulgação/TV Cultura



document.getElementById( “ak_js_1” ).setAttribute( “value”, ( new Date() ).getTime() );

source

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.