Cabo Frio e Arraial do Cabo assinam Pacto de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial – Portal Multiplix

(22) 3512-2020
Contato comercial
Vagas disponíveis
Cabo Frio e Arraial do Cabo foram as únicas cidades da Região dos Lagos do Rio a assinaram o convênio para a construção da Rede de Cidades Antirracistas por meio do Pacto de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial nos municípios brasileiros.
A iniciativa organizada pela Prefeitura do Rio de Janeiro também conta com a participação de cidades da Baixada, Norte e Sul Fluminense, Serrana e Metropolitana, além de Salvador.
No total, 24 cidades brasileiras compõem a Rede de Cidades Antirracistas, número que pode crescer ao longo do tempo.
“É preciso haver uma articulação intermunicipal efetiva, com foco nas periferias e na população negra brasileira, considerando fomento direto, apoio para a constituição de órgãos executivos e consultivos de desenvolvimento de políticas públicas de promoção da igualdade racial e cooperação técnica para projetos e ações nesse âmbito”, disse Jorge Freire, Coordenador Executivo de Promoção da Igualdade Racial, idealizador do Pacto.
São esperadas ações conjuntas de apoio à cultura, lazer, educação, saúde, esporte, patrimônio cultural e ambiental e segurança pública, promovendo a igualdade racial em todas as esferas sociais. Além disso, a iniciativa pretende valorizar as tradições da cultura afro-indígena.
"O racismo e o preconceito sempre estiveram em um alto índice, só que mais escondido e não tão divulgado. Para combater isso, precisamos começar por algum lugar. A união dos municípios vai contribuir muito para que a iniciativa dê certo", afirmou Newton Souza, integrante do movimento negro na Região do Lagos.
A assinatura do documento aconteceu na última segunda-feira, 21, no Museu da História e da Cultura Afro-brasileira (Muhcab), na capital, e foi feita por representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Renda e Direitos Humanos, por meio da Superintendência de Sustentabilidade, Promoção da Igualdade Racial e Direitos da Mulher. Também participaram da ação, representantes da Secretaria de Educação e da Subsecretaria de Cultura.
Assinatura aconteceu no início da semana no Rio Assinatura aconteceu no início da semana no Rio | Foto: Divulgação/Prefeitura de Arraial do Cabo
O Pacto de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial – Rede de Cidades Antirracistas, que está alinhado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), e que também tem parceria com a Unesco, está organizado em quatro diretrizes: governança integrada e desenvolvimento territorial; educação; pesquisa; desenvolvimento e inovação; combate às desigualdades étnico-raciais e ao preconceito; patrimônio cultural e direito à cidade.
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.
Sobre o Multiplix
Termos de Uso
Política de Comentários
Política de Erros
Política de Privacidade
Facebook
Twitter
Instagram
Whatsapp
Rss
(22) 3512-2020
Contato comercial
Vagas disponíveis
Rua Manoel Carneiro de Menezes, 13 (2º andar) – Ponte da Saudade | Nova Friburgo, RJ
contato@portalmultiplix.com
© 2018 Todos os direitos reservados

source

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.