Espetáculo 'O Fazedor de Teatro' mostra o paradigma da existência humana – Correio Popular

A peça aborda o palco como o microcosmo da sociedade em linguagem irônica
Paulo Marcello atua em família na peça que marca os 30 anos da Cia. Razões Inversas (João Caldas)
Uma das peças mais representadas do autor austríaco Thomas Bernhard (1931-1989), “O Fazedor de Teatro” será exibida na quarta-feira (22), às 19h, no Teatro de Arena do Sesc Campinas. O texto, que explora a metalinguagem para prestar uma homenagem ao ‘fazer teatral’, foi escolhido para festejar os 30 anos da Cia. Razões Inversas e pertence à fase de maturidade dramática do autor. Escrita em 1984, a peça reflete no teatro o paradigma do absurdo da existência humana. 
“O Fazedor de Teatro” também marca os 40 anos de palco de Paulo Marcello, que foi um dos fundadores da companhia, criada por alunos formados pela primeira turma da graduação em Teatro da Unicamp e que já montou 23 espetáculos. “Para mim, este é um trabalho muito especial e desafiador, ainda mais porque o último ano foi de recuperação de um câncer na garganta. Depois de fazer cirurgias e radioterapia, é um uma vitória particular realizar um texto de quase duas horas de duração”, relata o ator.
Para Paulo Marcello, o texto cria uma reflexão importante sobre a arte. “Thomas Bernhard cresceu na Áustria, mas odiava o país. Ele dizia que era um lugar atrasado, de pessoas ignorantes e nazistas, de xenofobia e desprezo pela arte – tanto que quando era vivo proibiu que seus textos fossem encenados lá. E, de certa forma, vivemos no Brasil um momento um pouco parecido, de desvalorização da arte”, comenta.
A peça traz a história de Bruscon – personagem principal – ator do teatro nacional alemão que, após sua aposentadoria, faz turnês pelo interior da Áustria e da Alemanha. Além de exercer todas as funções relativas ao fazer teatral, acumula as preocupações administrativas e financeiras da companhia, que é familiar: os componentes do grupo são sua esposa, sua filha e seu filho. 
Uma das reflexões fundamentais da montagem é como o teatro serve de espelho da sociedade, ainda que frequentemente distorcido.
PROGRAME-SE
O Fazedor De Teatro
Quando: sábado, dia 22/06, às 16h
Onde: Teatro do Sesc Campinas – Rua Dom José I, 270/333 – Bonfim
Ingressos: entre R$ 9,00 e R$ 30,00
Informações: (19) 3737-1500 e www.sescsp.org.br/campinas

source

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.