Oliveira do Hospital dedica o mês de junho à Igualdade – Rádio Boa Nova – De Oliveira do Hospital para todo – SAPO

O Município de Oliveira do Hospital, através da equipa Igualdade Local: Cidadania Responsável (ILCR), dedica o mês de junho à promoção da igualdade de género com um programa diversificado que tem como ponto alto o Dia Municipal para a Igualdade, assinalado a 21 de junho. O objetivo é colocar a igualdade entre mulheres e homens no centro da agenda pública de Oliveira do Hospital bem como da região.
Segundo comunicado enviado à Rádio Boa Nova, desde 2011 que a autarquia assinala o Dia Municipal para a Igualdade – com o lema “o sol quando nasce é para tod@s” – promovendo iniciativas que convidam os munícipes a refletir e envolver-se ativamente na prossecução de políticas de desenvolvimento local para a promoção da igualdade de género como forma de combate à discriminação.
Campanhas e ações de sensibilização, debates, clube de leitura, serviço educativo, leituras na rádio e encenações são algumas das iniciativas da programação que se estenderá durante o mês de junho e que é aberta à participação pública.
No próximo sábado, 18 de junho, durante a realização das Marchas Populares, no Parque do Mandanelho será promovida uma campanha de sensibilização contra a violência nos relacionamentos.
O Dia Municipal para a Igualdade, 21 de junho, será assinalado com a dinamização de um Clube de Leitura em Voz Alta dedicado aos 50 anos das “Novas Cartas Portuguesas”, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital. Espaço que, no dia seguinte (22 de junho), acolhe a iniciativa “Encontros com a Diferença” de sensibilização contra a violência doméstica numa parceria com o Gabinete Intermunicipal de Apoio às Vítimas de Violência (GIAV) da Beira Serra.
Destaque também para o Programa de Sensibilização para a Igualdade, Cidadania e Não Discriminação, a implementar pela equipa ILCR com a parceria do GIAV Beira Serra, e cujo arranque se processa com uma reunião de preparação para as ações e apoio a disponibilizar no ano letivo 2022/23 no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e na Eptoliva.
Durante todo o mês, serão dinamizadas sessões de sensibilização contra a violência doméstica junto dos dirigentes e trabalhadores das empresas do concelho. Também com a colaboração das Bibliotecas Públicas Municipais, diversas atividades da programação das Bibliotecas versam, durante junho, sobre a temática da igualdade. Tais como “Saber+ na Biblioteca” com a exibição do documentário “Mulheres em Portugal”; Leituras na Rádio Boa Nova com a rubrica “3 minutos de igualdade”; animação da leitura da história “Maruxa” e no “Autor do Mês” dar-se-á destaque às escritoras que ficaram conhecidas como as “Três Marias” – Maria Velho da Costa, Maria Teresa Horta e Maria Isabel Barreno.
“A promoção da igualdade de género como forma de combate à discriminação e a diversas formas de violência, particularmente na prevenção da violência doméstica e apoio a vítimas, bem como a informação e formação dos mais jovens para os problemas da violência ligada ao género têm sido as apostas do Município de Oliveira do Hospital através da equipa “Igualdade Local: Cidadania Responsável”, num trabalho contínuo iniciado em 2010”, adianta a autarquia.
Desde aí elaborou e concretizou dois Planos Municipais para a Igualdade – encontrando-se a desenvolver um projeto tendente à elaboração do seu III Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação, enquadrado numa candidatura intermunicipal denominada “Região de Coimbra com Igualdade” – dedica anualmente o mês de junho à igualdade de género com diversas iniciativas, nomeou a Conselheira Municipal para a Igualdade e mantém a equipa “Igualdade Local: Cidadania Responsável”, constituída por colaboradoras/es da autarquia e personalidades da sociedade civil.
Desenvolve, anualmente, ações de valorização da Igualdade enquanto valor essencial, que envolvem diferentes parceiros e a sociedade civil de todas as idades e foi reconhecido como um dos melhores locais para viver em igualdade pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) através da atribuição do “Prémio Viver em Igualdade” 2020-2021.
No espaço de Opinião na Rádio Boa Nova, Luís Filipe Torgal apresenta o artigo “MAIA, a abelha distópica que está…

COOPERATIVA RÁDIO BOA NOVA, CRL
Av. Calouste Gulbenkian, s/n
3400-060 Oliveira do Hospital
IBAN-PT50 0045 3380 40167960882 18
Telf/ 238605200/2/3/4/5
Fax/ 238605201 radioboanova1002@gmail.com
radioboanova.sapo.pt
NIF – 501 843 019
N.º Registo na ERC: 423098
CAE: 60100   /  SIC: 4832

ANACOM:
N.º Licença Serviço de Radiodifusão – 20370
Serviço Fixo  : 505018
Registo INPI N.º 643805
Copyright © Radio Boa Nova – Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design
Copyright © Radio Boa Nova – Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design

source

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.