Minas estuda medidas para acolhimento de refugiados e combate à xenofobia – Itatiaia

Ouça a rádio
Programação
Compartilhe
Menu
Por Com informações de Edson Costa
25/04/2022 às 20:05
Compartilhar
Chamamento deverá ser convertido em políticas públicas voltadas a essas populações em Minas
Está aberta até 26 de abril a consulta pública do Governo de Minas para tratar da situação dos migrantes, refugiados, apátridas e retornados do Estado. Esse chamamento para participação popular visa a criação de um programa de apoio a essas pessoas, que será lançado até o meio deste ano.
O representante da Diretoria de Proteção e Defesa de Direitos Humanos do Estado, Alexandre Canuto, explica o que motiva a criação da consulta.
“Para além de uma pesquisa, na verdade, essa é uma consulta popular para um conjunto de políticas públicas. O que motivou foi a necessidade de políticas que ajudem não só a combater a xenofobia, mas a promover a tolerância e a equidade, seja linguística, étnica ou religiosa dessas pessoas, que muitas vezes, têm uma cultura totalmente diversa da brasileira, e que muitas vezes são alijados não só das políticas públicas, mas até mesmo do convívio comunitário”, afirma.
Segundo o diretor, não é possível dizer exatamente quantos migrante e refugiados estão no nosso Estado, mas acredita-se em um número bem elevado.
“É difícil dizer exatamente, mas posso garantir que são mais de 4 mil venezuelanos, por exemplo. É uma situação muito crítica, eles chegam aqui com desconhecimento da língua, da nossa cultura, e nós precisamos ajudá-los a se integrar, dada a dificuldade deles de viver no país de origem. Qualquer número de migrantes e refugiados no mundo inteiro é sempre subestimado, e vamos dizer que as principais origens atualmente são: venezuelanos, haitianos, senegaleses, entre outras nacionalidades.”
Qualquer cidadão pode participar da consulta em www.consultapublica.mg.gobv.br, selecionando a consulta número 33.
Rua Itatiaia, 117, Bonfim
Belo Horizonte, Minas Gerais
Tel: (31) 2105 3588   
Todos os direitos reservados    © 2022 Itatiaia.
Política de Privacidade
Notas Legais

source

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.