Mangualde promove conferência "Mulheres, Igualdade e Territórios" – SAPO

Mais Beiras Informação
Diretor: Paulo Menano
Iniciativa de promoção de igualdade de género decorrerá no dia 21 de junho, pelas 10h, no auditório da Câmara Municipal
O Município de Mangualde continua a desenvolver iniciativas que alertam para a importância da igualdade de género. No dia 21 de junho, pelas 10h00, o Auditório da Câmara Municipal de Mangualde acolherá a conferência “Mulheres, Igualdade e Territórios”, uma iniciativa promovida pela autarquia que visa a territorialização da Igualdade de Género e, ainda, recordar a feminista mangualdense Ana de Castro Osório. As desigualdades entre géneros, etnias e regiões são desintegradoras, excludentes e geram assimetrias de poder, que, muitas vezes, se cristalizam e naturalizam através de práticas que lhes dão suporte.
 
Assim, a Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação, Portugal + Igual coloca como eixo muito importante de intervenção a Territorialização da Igualdade, tendo em conta que a Igualdade de Género tem de chegar a todos os territórios.
 
As mulheres são as grandes resistentes à desertificação das aldeias e nos centros urbanos do interior, elas podem ter um papel fundamental, começando pela sua participação nas autarquias locais. Para além das desigualdades que atingem as mulheres em geral, as que estão ligadas à agricultura e ao meio rural sofrem ainda de maior invisibilidade, isolamento, conservadorismo, machismo, violência doméstica, falta de reconhecimento profissional.
 
A Territorialização da Igualdade como método de intervenção materializa-se assim nesta conferência, que será dinamizada por Manuela Tavares, cofundadora e dirigente da UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta.
 
Durante a iniciativa será, ainda, evocada a memória da feminista republicana Ana de Castro Osório, nascida em Mangualde, a 18 de junho de 1872, cujo percurso de vida como escritora e feminista será abordado na segunda parte da conferência.
 
A participação no evento é gratuita, mas carece de inscrição prévia obrigatória até ao dia 17 de junho. Os interessados deverão inscrever-se através do e-mail margarida.chaves@cmmangualde.pt.
geral@maisbeiras.com
271 708 101
918 690 689
 
 
Parágrafo Boémio Turismo e Comunicação Unipessoal Lda
Rua Dr. António Menano, 20 – Fornos de Algodres
 
 

source

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.