LGBTQIA+: veja quais são os direitos em casos de discriminação no trabalho – Yahoo Finanças

54% das pessoas LGBTQIA+ não se sentem seguros no ambiente de trabalho para falar sobre sua orientação sexual ou identidade de gênero;
74% sentem falta de um ambiente profissional mais inclusivo;
Se houver discriminação por parte do empregador, este poderá ser condenado a indenizar o empregado por danos morais.
A discriminação e violência contra a população LGBTQIA+ é uma triste realidade tanto em um contexto mundial, quanto no Brasil, sobretudo nos últimos anos. Mesmo com avanços, como a determinação feita pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2019 de considerar a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero um crime punível com base na Lei de Racismo (7716/89), há ainda um longo caminho para condições mais igualitárias, inclusive no mercado de trabalho.
A consultoria Mais Diversidade realizou uma pesquisa e concluiu que 54% dos entrevistados não se sentem seguros no ambiente de trabalho para falar sobre sua orientação sexual ou identidade de gênero. Ainda segundo o relatório, 74% sentem falta de um ambiente profissional mais inclusivo.
Baixe o app do Yahoo Mail em menos de 1 min e receba todos os seus e-mails em 1 só lugar
Assine agora a newsletter Yahoo em 3 Minutos
Para pessoas transexuais, o cenário é ainda mais desigual. De acordo com levantamento realizado pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), 90% das mulheres transexuais trabalham com prostituição, 6% possuem outras formas de empregos informais e apenas 4% trabalham formalmente. Os dados foram levantados em 2020 e apontam para um abismo gigante enfrentado por pessoas transexuais e travestis que muitas vezes sequer são contratadas apenas por sua identidade de gênero.
Para esclarecer sobre quais os direitos em caso de discriminação no mercado de trabalho, a advogada Claudia Abdul Ahad Securato, sócia do escritório Oliveira, Vale, Securato & Abdul Ahad Advogados, listou as principais dúvidas a respeito do tema. Veja a seguir:
Há uma legislação trabalhista específica para o público LGBTQIA+?
O empregador que discrimina um funcionário LGBTQIA+ pode sofrer alguma consequência?
O que o trabalhador LGBTQIA+ deve fazer caso se sinta discriminado no trabalho?
Há formas de as empresas se prevenirem de casos de discriminação?
Segundo a cartilha dos Princípios de Yogyakarta – documento sobre direitos humanos nas áreas de orientação sexual e identidade de gênero – da qual o Brasil é signatário desde 2006, “toda pessoa tem o direito ao trabalho digno e produtivo, a condições de trabalho justas e favoráveis e à proteção contra o desemprego, sem discriminação por motivo de orientação sexual ou identidade de gênero”.
Este princípio versa ainda que todos os países signatários deverão tomar todas as medidas legislativas, administrativas e outras medidas necessárias para eliminar e proibir a discriminação com base na orientação sexual e identidade de gênero no emprego público e privado, inclusive em relação à educação profissional, recrutamento, promoção, demissão, condições de emprego e remuneração.
Entretanto, a legislação trabalhista brasileira ainda não traz nenhuma legislação específica quanto aos empregados LGBTQIA+, devendo sempre ser aplicados princípios gerais de respeito à pessoa e à dignidade da pessoa humana a esses empregados.
Se houver discriminação por parte do empregador, este poderá ser condenado a indenizar o empregado por danos morais. Se a denúncia de discriminação chegar às Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego, o empregador poderá ser obrigado a se justificar formalmente sobre casos de discriminação LGBTQIA+, além da possibilidade de aplicação de multas.
O primeiro passo para o trabalhador que se sentir discriminado é procurar o departamento de recursos humanos da empresa ou seu superior hierárquico para que seja formalizada a queixa do empregado, principalmente caso a conduta discriminatória parta de colegas de trabalho.
Os empregados poderão ainda realizar queixa ou denúncia em uma das Superintendências Regionais do Trabalho, sendo que em 2020, a Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia lançou um canal direto para registro das denúncias trabalhistas no site do Governo Federal.
Além disso, em último caso, os empregados sempre têm à sua disposição a via judiciária, para buscar a devida indenização por danos morais nos casos de discriminação.
Em novembro de 2015, foi lançado no Rio de Janeiro o Manual da ONU intitulado “Promoção dos Direitos Humanos de pessoas LGBT no Mundo do Trabalho”.
Nesse documento, entre tantas colocações e diretrizes importantes aos empregadores, foram elencados indicativos de ação, para que as empresas respeitem a comunidade LGBTQIA+ no ambiente de trabalho.
Dentre elas, estão adoção de políticas internas claras, tanto dentro da empresa como no processo seletivo sobre o respeito aos empregados LGBTQIA+, criação de material informativo, dar publicidade às políticas e práticas antidiscriminatórias da empresa, criação de metas para contratações de grupos LGBTQIA+, implantação de canal interno de denúncia, entre outras medidas que podem ser incluídas no manual.
Entretanto, acreditamos que uma das principais medidas a serem adotadas é a capacitação dos gestores e dos times para que saibam lidar com o tema diversidade sexual, além de uma política clara que repudie os casos de discriminação.
Para 53% dos brasileiros, a situação econômica está tendo “muita influência" na hora de decidir em quem votar, mostram dados de pesquisa Datafolha.
NOVA YORK e BANGALORE, Índia, June 01, 2022–A Wipro Limited (NYSE: WIT, BSE: 507685, NSE: WIPRO), empresa líder global em tecnologia da informação, consultoria e serviços de processos de negócios, anunciou hoje que selecionou o RISE with SAP S/4HANA® private edition como o próximo passo para impulsionar a inovação em todas as suas operações de negócios.
NOVA YORK, June 01, 2022–Triton Digital®, líder mundial em tecnologia e serviços do setor de áudio digital e podcast, lançou hoje o seu Streaming Metrics Global Ranker mensal, assim como os Rankers regionais de Streaming dos EUA, América Latina e EMEA para abril de 2022. Os rankers da Triton oferecem informações sobre as estações e redes de streaming de áudio com melhor desempenho no mundo inteiro para o mês de abril.
Doze pessoas foram detidas na última semana sob a acusação de roubo de máquinas de mineração de Bitcoin. O caso aconteceu na cidade de Klang, na Malásia e foi reportado pelo portal New Straits Times. Uma das vítimas conta que sua fazenda de mineração foi alvo dos assaltantes por duas vezes, a primeira em abril […] Fonte: Livecoins
Está cada vez mais caro viajar de avião
Em e-mail vazado, bilionário dá ultimato sobre trabalho remoto não ser mais aceitável
A diz que o dispositivo é capaz de completar uma grande quantidade de tarefas complexas
BOCA RATÓN, Flórida & VERONA, Itália, May 31, 2022–Sun Capital Partners, Inc. ("Sun Capital"), uma empresa líder de investimento privado com foco em negócios defensáveis em mercados em crescimento com oportunidades tangíveis de melhoria de desempenho, anunciou hoje que uma afiliada concluiu a aquisição da empresa TENAX, com sede em Verona, Itália, líder mundial na fabricação de produtos químicos, abrasivos e ferramentas para o tratamento de pedras naturais, pedras artificiais e placas cerâmicas
(Bloomberg) — A Rússia foi considerada como tendo quebrado os termos de um título depois de não ter pago juros de US$ 1,9 milhão, o que deve desencadear ganhos de bilhões de dólares para detentores de swaps que protegem contra calote de dívida.O Credit Derivatives Determinations Committee disse que ocorreu um evento de “falha no pagamento” nos chamados credit-default swaps porque a Rússia não incluiu os juros adicionais em um pagamento atrasado de títulos feito no início do mês passado.O gatilh
Os casos de covid-19 nas Américas aumentaram 10,4% na última semana em relação à anterior, mas outras infecções respiratórias também registram aumento na região, alertou a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) nesta quarta-feira (1º).
Vale gás começa a ser pago no dia 17.
As foodtechs brasileiras estão entre as melhores do mundo
SÃO PAULO (Reuters) -O dólar abandonou perdas de mais cedo e passava a avançar com força frente ao real, acompanhando disparada da divisa norte-americana no exterior após a divulgação de dados econômicos dos Estados Unidos que apontaram atividade robusta da indústria em maio. Às 12:02 (de Brasília), o dólar à vista avançava 0,92%, a 4,7980 reais na venda, e bateu 4,8015 reais no pico da sessão, bem longe da mínima de 4,7227 reais, queda de 0,66%, atingida pela manhã.
(Bloomberg) — O mercado de ações dos EUA está pronto para uma recuperação gradual em 2022 e o índice S&P 500 provavelmente terminará o ano no zero a zero, uma vez que os investidores “já absorveram e precificaram” um aperto agressivo do Federal Reserve, de acordo com o estrategista do JPMorgan Marko Kolanovic.“Continuamos otimistas em ativos de risco devido ao posicionamento em mínimas quase recordes, sentimento de baixa e nossa visão de que não haverá recessão com o apoio dos consumidores dos
Falha se deu por fim da validade de certificado SSL da Megaphone, plataforma do Spotify para inserção de propagandas em podcasts
Entre as vantagens da modalidade estão a autonomia energética, segurança no abastecimento elétrico, valorização do imóvel
Mistura culinária chamou a atenção nas redes sociais
CAMBRIDGE, Mass. & OSAKA, Japão, May 31, 2022–A Takeda Pharmaceutical Company Limited (TSE:4502/NYSE:TAK) ("Takeda") anunciou hoje que apresentará dados em dois congressos científicos nesta primavera: a 58 a Encontro Anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), de 3 a 7 de junho em Chicago, III, e o 30 o Congresso da Associação Europeia de Hematologia (EHA), de 9 a 12 de junho em Viena, Áustria. A pesquisa mais recente em oncologia da Takeda foca em melhorar e aperfeiçoar o atendim
Fabio Carrara, CEO da SolFácil, plataforma digital para investimentos em energia solar, diz que o Brasil está num bom momento desse setor da economia – entrou para o grupo dos 15 países com mais capacidade instalada para produzir energia solar – e que este ano nosso país deve ficar atrás apenas da China nesse mercado.
Moeda digital que deverá funcionar como uma extensão da moeda física.

source

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.