Notícias de Santos e da Baixada Santista – Notícias de Santos e da Baixada Santista | Santa Portal

+ | –
01 de Junho de 2022
Compartilhe:
O Santos FC e o Observatório da Discriminação Racial no Futebol se uniram e agora são parceiros em causas para promover reflexões e informações voltadas para o tema da discriminação. Foi assinado um termo de parceria de cooperação institucional. É a primeira união oficial entre a entidade e um clube de futebol.
A primeira ação entre as duas entidades já acontece neste domingo (29), no clássico com o Palmeiras, às 16 horas, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro. Os jogodores do Peixe entrarão em campo com a camisa do torcedor antirracista, um dos principais motes do Observatório.
“Uma parceria com o Santos nesse momento é fundamental no combate ao racismo no futebol brasileiro, e principalmente por ser um clube tão respeitado no mundo inteiro. Estamos vivendo um crescimento no caso de racismo no futebol. Então essa parceria visa conscientizar os torcedores e toda a sociedade, pois precisamos estar atentos e ser de fato antirracista. Essa parte é que o futebol pode dar exemplo para a sociedade em não tolerar esses casos”, afirmou o presidente do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Marcelo Medeiros Carvalho”.
O Santos FC criou o Comitê de Equidade, Diversidade e Inclusão, onde o objetivo é trazer conscientização e visibilidade para pautas sensíveis como racismo, homofobia e discriminação. Atuando, assim, de forma efetiva como  transformador na sociedade e no futebol.
O Comitê conta com oito integrantes, que são colaboradores do Clube e vão atuar em conjunto com o Departamento Jurídico na busca de ideias para realização de ações específicas ao longo do ano, construindo valores que potencializam o desenvolvimento de talentos diversos.
O Observatório da Discriminação Racial no Futebol é um projeto que acredita no futebol como um importante instrumento de inclusão social e de luta contra a violência e a discriminação racial. Com base nisso, visamos utilizar a força do esporte mais popular do Brasil, para debater, alertar e conscientizar sobre a discriminação racial no futebol brasileiro.
Idealizado com o objetivo de monitorar, acompanhar e noticiar os casos de racismo no futebol brasileiro, assim como divulgar e desenvolver ações informativas e educacionais que visem erradicar essa praga que tanto macula a sociedade nacional, o Observatório tem se tornado uma ferramenta de consulta para pesquisas acadêmicas, imprensa e público no geral, interessados no debate e construção do conhecimento.
Com o monitoramento dos casos, foi possível lançar anualmente o Relatório da Discriminação Racial, que hoje já não fala apenas de casos com ocorrência no futebol, mas também relata casos em outros esportes que envolvam atletas brasileiros, assim como outras formas de preconceito e discriminação como machismo, lgbtfobia e xenofobia.

source

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.