Motorista acusado de injúria racial é banido de plataforma – Jornal NH

A empresa de transporte por aplicativo Uber comunicou nesta terça-feira (31), por meio de nota, que o motorista investigado por injúria racial em Novo Hamburgo foi banido da plataforma. (Leia na íntegra abaixo). O caso foi denunciado neste mês à Polícia Civil pela passageira Otaviana Marcelino Zorzanello, 59 anos, que alega ter sido alvo de ofensas de teor racista após desentendimento durante uma corrida.

Moradora do bairro Canudos, a massoterapeuta relata que, após uma discussão por conta da forma de pagamento, ela foi acusada pelo condutor de “caloteira” e chamada de “chimpanzé”.
O caso é investigado pela 3ª Delegacia de Polícia (DP) de Novo Hamburgo. De acordo com o titular da DP, delegado Alexandre Quintão, o depoimento da vítima será colhido oficialmente ainda nesta semana. O inquérito deve ser concluído até o dia 19 de junho.
“A Uber não tolera qualquer forma de discriminação e o motorista foi banido da plataforma assim que tomamos conhecimento do ocorrido. Em casos dessa natureza, a empresa fica à disposição para colaborar com as autoridades, na forma da lei.
A Uber busca oferecer opções de mobilidade eficientes e acessíveis a todos. A empresa reafirma o seu compromisso de promover o respeito, igualdade e inclusão para todas as pessoas que utilizam o app.
Sabemos que o preconceito, infelizmente, permeia a nossa sociedade e que cabe a todos nós combatê-lo. omo parte desses esforços, a Uber lançou, por exemplo, o podcast Fala Parceiro de Respeito, em parceria com a Promundo, com conteúdos educativos sobre racismo. Além disso, em parceria com as advogadas da deFEMde, a empresa revisou o processo de atendimento na plataforma, a fim de facilitar as denúncias de racismo e acolher melhor o relato da vítima. Ano passado, a Uber também lançou uma campanha que convida usuários e motoristas parceiros para serem aliados no combate ao racismo. A iniciativa tem o objetivo de promover um conteúdo educativo dentro do próprio aplicativo e é parte de um compromisso global assumido pela empresa no ano passado com o objetivo de combater o racismo e criar produtos igualitários por meio da tecnologia.”

source

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.