Maduro acusa Estados Unidos de 'discriminação de povos inteiros' na Cúpula das Américas – Istoé Dinheiro

Giro
(Arquivo) O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro – AFP
AFP
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, afirmou nesta terça-feira que os Estados Unidos incorrem em “discriminação” contra “povos inteiros”, diante da exclusão iminente de vários países da Reunião de Cúpula das Américas, que será realizada de 6 a 10 de junho em Los Angeles.
Venezuela, Cuba e Nicarágua se perfilam como os excluídos do evento, ameaçado por um boicote, segundo analistas.
“Pretendem excluir o povo da Venezuela da chamada Cúpula das Américas. Houve um grande protesto de mais de 25 governos contra a tentativa de excluir os povos de Cuba, Nicarágua e Venezuela”, citou Maduro durante um ato em Caracas transmitido em cadeia obrigatória de rádio e TV.
“O caminho não pode ser a exclusão, a discriminação, discriminar povos inteiros, como Venezuela, Cuba, Nicarágua”, criticou Maduro, afirmando que, “façam o que fizerem em Washington, a voz da Venezuela, a voz de Cuba e a voz da Nicarágua chegarão a Los Angeles”.
Washington não deu a última palavra sobre quem será convidado para a próxima Reunião de Cúpula das Américas. No entanto, o governo do democrata Joe Biden, que, desde janeiro, vem apontando que o “compromisso com a democracia” seria “um fator-chave” para ser convidado, disse que não espera a presença de Cuba, nem de Nicarágua e Venezuela, uma vez que esses países “não respeitam” os princípios da Carta Democrática Interamericana em vigor desde 2001.
+ Confira 10 receitas para reaproveitar ou turbinar o arroz do dia a dia
Os presidentes de México, Bolívia, Guatemala, Honduras, bem como outros da Comunidade do Caribe, disseram que não irão se não forem convidados todos os países da região, enquanto Argentina e Chile pediram que não haja exclusões.
Cuba, Venezuela e Nicarágua se reunirão na próxima sexta-feira em Havana, no âmbito da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba), informou nesta terça-feira a chancelaria cubana.
Copyright ©2022 – Três Editorial Ltda.
Todos os direitos reservados.
Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.

source

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.