Ódio na internet: a liberdade como ferramenta de combate ao radicalismo – Diário do Litoral

Acessibilidade:
Alto Contraste
A+
A-
25 de Maio de 2022 • 03:42
Edição Impressa
Edição Impressa
Buscar
MENU
Whatsapp
Software
Cientista social e jornalista Thales Guaracy analisa fanatismos e aponta caminhos para a solução dos dilemas do mundo moderno
Da Reportagem
Publicado em 24/05/2022 às 09:02
Comentar:
Compartilhe:
A-
A+
Livro ajuda a entender como a sociedade chegou na era do ‘hate’ (ódio) na internet / Divulgação
Radicalismo político, xenofobia e rivalidades nacionais que resultam em conflitos bélicos. Dramas sociais que pareciam superados há muito tempo voltaram a pautar noticiários e rodas de conversa. Impulsionados pelo desenvolvimento da tecnologia e a popularização das redes sociais, fenômenos supostamente arcaicos avançam pelo mundo todo.
Para analisar as origens destas novas divisões sociais e contribuir com a indicação de possíveis caminhos para a resolução destes dilemas modernos, Thales Guaracy, cientista político e jornalista vencedor do prêmio Esso de Jornalismo Político, lança o livro A Era da Intolerância pela Matrix Editora.
Para o autor, a cultura dos discursos antagônicos, marcada pelo eterno cabo de guerra do “nós versus eles”, ganhou novo fôlego a partir do atentado às Torres Gêmeas, em 2001, e se mostrou completamente enraizada durante a pandemia iniciada em 2020.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Guaracy elenca acontecimentos econômicos, políticos, sociais e a revolução tecnológica como fio condutor para construir sua narrativa. Segundo ele, as últimas duas décadas registraram uma crescente de incertezas e conflitos que definem o início do século XXI.
O livro formado por 16 capítulos reforça como a liberdade, que fortaleceu a democracia no mundo pós-guerra fria e resultou em transformações positivas na economia e nos costumes, também impulsionou o desemprego em massa e a exclusão social. O retorno dos governos autoritários, o fortalecimento das ameaças à democracia e a definição dos limites da liberdade são alguns dos temas apresentados ao leitor de maneira profunda e didática.
A Era da Intolerância é uma leitura indicado para quem deseja entender como a sociedade chegou a esse momento tão dividida: opiniões se transformaram em armamento e oposições ganharam ares de conflitos irremediáveis. Além de se aprofundar nas origens da intolerância, o autor aponta soluções e desenha o caminho para a construção de relações pautadas pelo respeito à liberdade.
Ficha técnica
Livro: A Era da Intolerância
Autor: Thales Guaracy
Editora: Matrix Editora
ISBN: 978-65-5616-105-1
Páginas: 312
Preço: R$ 59,00
Onde encontrar: Matrix Editora, Amazon
Sobre o autor
Thales Guaracy é cientista social, jornalista e escritor. Formado pela Universidade de São Paulo, recebeu o prêmio Esso de Jornalismo Político. Foi editor de veículos como Veja, Exame, Forbes, VIP, Playboy e o Estado de São Paulo. Como diretor editorial da Editora Saraiva, criou o selo Benvirá e o Prêmio Benvirá, pelos quais lançou novos autores, premiados e de grande sucesso comercial. Como autor, publicou livros de ficção e não ficção, entre eles “A conquista do Brasil (1500-1600)”, “A criação do Brasil (1600-1700)”, “O Sonho Brasileiro”, “Filhos da Terra”, “Anita” e “Amor e Tempestade”.
São Vicente
Cotidiano
Cultura
Ingressos para Bieber e Coldplay se esgotam em pré-venda do ‘Rock in Rio’
Cultura
Cultura
ECOLOGIA
Ação será durante o último sábado de maio
Guarujá
Ainda há informações se chegou a faltar luz nos arredores
Voltar ao topo
Whatsapp
©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.
Software

source

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.