24 maio | Exibição do Documentário “Alcindo” – Câmara Municipal da Amadora

No âmbito da Semana da Diversidade Cultural, que se realiza de 21 a 28 de maio, tem lugar no dia 24 de maio, pelas 19h00, a Exibição do Documentário “Alcindo”, seguido de debate com o realizador Miguel Dores, nos Recreios da Amadora.

“Alcindo” é um filme-homenagem à memória do luso-cabo-verdiano Alcindo Monteiro, quando se completam 27 anos do seu assassinato, no Bairro Alto, numa noite de 10 de junho, por elementos nacionalistas de extrema-direita, e alerta para os crescentes problemas de racismo e xenofobia na sociedade portuguesa.
O documentário, produzido em estreita relação com a família de Alcindo Monteiro (do Barreiro), mas também com diversos movimentos sociais do presente, conquistou já na sua curta história o Prémio do Público no Doclisboa, o Grande Prémio e o Prémio de Melhor Documentário no festival Caminhos do Cinema Português de Coimbra e Menção Honrosa nos Prémios da Associação Portuguesa de Antropologia.
O seu autor, Miguel Dores, é antropólogo, nascido, criado e ainda hoje residente na cidade da Amadora. Realizou, ao longo dos últimos três anos, «Alcindo», com o apoio da Associação SOS Racismo e da Produtora Maus da Fita, no âmbito da sua tese de mestrado em Antropologia: Culturas Visuais, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, tendo estreado no Doclisboa a 24 de outubro de 2021.

Bilhetes: 3 €
Ingressos à venda no local, no próprio dia, a partir das 17h00

Recreios da Amadora
Av. Santos Mattos, 2 – Venteira – 2700-748 Amadora
38.758323, -9.235262
Clique na imagem para conhecer o cartaz desta iniciativa!
cartazALCINDO page 0001
A fim de lhe proporcionar a melhor experiência on-line este site utiliza cookies.
Ao utilizar o nosso website, você concorda com o uso de cookies.

source

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.