Parlamentares negros denunciam casos de racismo e transfobia – UOL Notícias

Do Núcleo de Diversidade
20/05/2022 10h00
Esta é a versão online para a edição desta sexta-feira (20/05) da newsletter Nós Negros. Para assinar esse e outros boletins e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.
Desde que assumiram seus mandatos em diferentes casas legislativas, sejam municipais ou estaduais, parlamentares negros e transexuais têm exposto e denunciado comentários racistas e transfóbicos que recebem. Recentemente, a vereadora Benny Briolly (PSOL), primeira mulher trans a ser eleita no Rio de Janeiro, chegou a ser chamada de “aberração da natureza” durante um discurso do deputado Rodrigo Amorim (PTB) na Alerj.

Em Curitiba (PR), o vereador Renato Freitas (PT), recebeu um e-mail disparado pelo endereço do também vereador Sidnei Toaldo (Patriota) com o recado de “Volta para a senzala“. Já em São Paulo, em discurso transfóbico na Alesp, o deputado estadual Douglas Garcia (Republicanos) citou a deputada estadual Erica Malunguinho (PSOL), primeira mulher transexual eleita no estado paulista.
***
INTERNACIONAL… A advogada, ativista ambiental e ex-trabalhadora doméstica Francia Márquez pode ser a primeira vice-presidente negra da Colômbia. Em 2018, ela ganhou o Prêmio Goldman, conhecido como o “Nobel do Meio Ambiente”. Ela está na chapa do senador de esquerda e ex-guerrilheiro Gustavo Petro, da coalizão Pacto Histórico, e favorito em todas as pesquisas eleitorais naquele país.
***
FRAUDE… O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) suspendeu temporariamente a posse de Tarcisio Francisco Regiani Júnior como juiz substituto no TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro). Regiani Júnior foi aprovado para uma das vagas reservadas para candidatos negros, mas segundo a decisão, há “fortíssimos indícios” de que ele seja branco.
***
AVENTURA… Um grupo formado apenas por alpinistas negros chegou ao topo do Monte Everest, no Nepal. Eles dizem ser o primeiro grupo do tipo a alcançar tal façanha. Até o momento, o feito foi reconhecido apenas pela North Face, empresa especializada em equipamento de montanhismo e patrocinadora do time. A equipe ainda ainda não informou se enviará sua iniciativa para avaliação do Guinness World Records.
***
FUTEBOL… O Corinthians emitiu um comunicado oficial abordando o caso de racismo por parte de um torcedor do Boca Juniors e as dificuldades enfrentadas pelos torcedores corintianos no empate por 1 a 1 contra os argentinos, em La Bombonera, na última quarta-feira.
***
Só consegui contar a outras mulheres quando já tinha 32 anos. Foi em uma roda de conversa que revelei o abuso. No mesmo dia, tomei coragem de falar desse e de outros abusos que eu havia sofrido ao longo da vida, pois tinha entendido que a culpa que eu carregava não era minha”.
Cris Guterres, jornalista

Em Universa, Cris Guterres chama a atenção para o movimento #AgoraVcSabe em combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Em Esporte, Eliana Alves Cruz aborda a violência contra a mulher e racismo em: Futebol, alegria do povo?
Em VivaBem, Larissa Cassiano orienta sobre o trabalho das doulas, o que elas fazem e quais os benefícios para a gestante em ter o acompanhamento de uma.
E em Ecoa, Eduardo Carvalho defende que o Brasil do futuro começa nas cidades.
***
Criamos nossos filhos para dar a eles a responsabilidade de trabalharem sua identidade, que é afro e é linda, e saber que todos somos iguais, pelas leis jurídicas e até divinas. Vamos levar para frente sim porque crime é para ser punido, e mostrar às pessoas que ninguém deve se calar com esse tipo de violência. Deixar de denunciar é aceitar o racismo estrutural como a regra”.
Cláudio Anderson dos Santos, advogado

A assistente de produção Ana Clara da Mota Santos, de 23 anos, denunciou o pastor Lázaro Augusto da Rosa, da Igreja Universal, por ato de racismo no ambiente de trabalho. A denúncia foi feita após a jovem ouvir dele: “Ana, Ana, tem que passar chapinha”. A fala ocorreu, segundo ela, durante a gravação de um programa em Belo Horizonte.
Apoiada pelo pai e advogado, Cláudio Anderson dos Santos, ela conseguiu recuperar a gravação de áudio que comprova a conversa e decidiu levar à delegacia. O enquadramento em injúria racial ainda está sendo analisado pela polícia, que investiga o caso.
***
No episódio # 79 de Papo Preto, o apresentador Yago Rodrigues recebe a instrumentista, cantora e compositora Nath Rodrigues, que lançou no dia 13 de maio seu segundo trabalho solo. A cantora mineira, que busca se conectar às tradições e culturas pretas, tem seu trabalho influenciado pela capoeira, umbanda e música popular.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Por favor, tente novamente mais tarde.

Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Ainda não é assinante? .
Se você já é assinante do UOL, .
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

source

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.