ADEXO reforça necessidade de uma resposta holística e equitativa no tratamento da Obesidade – Cision News

21 de maio de 2022 – Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade

Lisboa, 20 de maio de 2022 – Para assinalar o Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade, a ADEXO – Associação de Doentes Obesos e Ex-obesos de Portugal vai levar a cabo, no próximo sábado, 21 de maio – e sob o mote “Recalibrar a Balança” – a realização de um evento onde se pretende reforçar a necessidade de uma resposta holística e equitativa no tratamento da Obesidade. Esta iniciativa terá início às 10 horas, no Auditório dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Odivelas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a Obesidade representa um risco acrescido de várias comorbilidades: além de aumentar o risco de morte por Covid-19, é responsável por 80% dos casos de Diabetes tipo 2, 35% dos casos de Doença Cardíaca Isquémica, 55% dos casos de Hipertensão e 40% dos casos de Cancro na Europa. A esta lista junta-se, ainda, o impacto económico que esta doença tem: em Portugal, o custo direto do Excesso de Peso e Obesidade foi estimado em cerca de 1,2 mil milhões de euros, aproximadamente 0,6% do PIB e 6% das despesas de saúde, segundo um estudo elaborado pelo Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência (CEMBE) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e pela consultora Evigrade-IQVIA. As doenças relacionadas com a Obesidade que mais contribuem para os 1,2 mil milhões de euros de custos diretos em saúde são a Diabetes, o Acidente Vascular Cerebral, a Doença Cardíaca Isquémica e a Doença Renal Crónica, pelo que priorizar o tratamento da Obesidade irá reduzir esses custos.
Sob o mote “Recalibrar a Balança”, a ADEXO pretende, através da realização deste evento, reforçar a necessidade de um tratamento mais abrangente da Obesidade, assente em 5 eixos prioritários: recalibrar a abordagem, promovendo uma abordagem holística e digna no tratamento da Obesidade; recalibrar a formação médica, apostando na mobilização de recursos para uma formação especializada; recalibrar o papel dos cuidados de saúde, através da criação de um programa de consultas de Obesidade nos cuidados de saúde primários; recalibrar o tratamento da Obesidade, com a comparticipação de fármacos para o tratamento da Obesidade; e recalibrar a perceção pública, criando mecanismos para eliminar o estigma e a discriminação.
Carlos Oliveira, presidente da ADEXO, refere que “é urgente passarmos da política à ação e este tem de passar a ser o mote para alterarmos o padrão de abordagem ao tratamento e custos da Obesidade no nosso país, se quisermos combater, eficazmente, esta pandemia”.
O evento integra, entre outras atividades, a realização de uma mesa-redonda, subordinada ao tema “Recalibrar …”, na qual o presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade, José Silva Nunes, irá falar sobre a necessidade de recalibrar a abordagem da Obesidade. Neste debate, juntar-se-ão, também, a Secretária-Geral da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, Mafalda Marcelino, que irá debater a importância de recalibrar os cuidados de saúde primários, e o presidente da ADEXO, Carlos Oliveira, cuja reflexão incidirá sobre a relevância de recalibrar o tratamento da Obesidade.
Faz, ainda, parte integrante do evento o lançamento da campanha “1000 livros, 1000 escolas” que a ADEXO vai levar a cabo, em parceria com a APCOI – Associação Portuguesa contra a Obesidade Infantil e o Ministério da Educação, e na qual pretendem fazer chegar a 1000 escolas de Portugal continental 1000 livros “O Esconderijo”, obra literária que aborda a relação entre o bullying escolar e a Obesidade infantil e cujo objetivo é sensibilizar a comunidade escolar, os encarregados de educação e a população em geral para uma realidade que está bem presente em Portugal.
De acordo com dados da APCOI, 65% das crianças com Obesidade em Portugal sofrem de bullying na escola. Insultos, alcunhas e comentários inapropriados estão entre os principais atos discriminatórios contra crianças com excesso de peso, com idades entre os 6 e os 14 anos. O livro conta a história de um rapaz e de uma rapariga, ambos vítimas de bullying por parte dos seus colegas, e a forma como conseguem superá-lo com o apoio de uma professora.
Mais informações sobre a iniciativa estão disponíveis em: www.adexo.pt
 
Sobre a Associação de Doentes Obesos e Ex-obesos (ADEXO)
A ADEXO é uma associação de Doentes Obesos e Ex-obesos que foi criada para garantir os direitos dos seus associados a tratamentos e seguros, apoiá-los a vários níveis, lutar contra a discriminação de que são alvo e trabalhar na área da prevenção nomeadamente ao nível das camadas infantis e juvenis.
A ADEXO trabalha para que a obesidade seja encarada como doença e para que o doente obeso tenha condições dignas de tratamento e não seja um cidadão discriminado no seu próprio país. Precisamos do apoio de todos vós para que consigamos obter resultados práticos com benefício para todos e cumulativamente para o país.
 
Tags:

source

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.