Casa do Brasil de Lisboa comemora 30 anos de existência – Yahoo Noticias

A Casa do Brasil chega a três décadas de atividades como a maior associação da comunidade brasileira em Portugal, onde residem, legalmente, cerca de 210 mil brasileiros, que representam a maior comunidade migrante no país. Para os próximos anos, um dos desafios da Casa do Brasil de Lisboa é ser um espaço de todas as nacionalidades.
Fábia Belém, correspondente da RFI em Lisboa
Associação de imigrantes sem fins lucrativos, a Casa do Brasil de Lisboa foi criada em 1992 por um grupo de brasileiros e portugueses que discutiam a regularização dos profissionais que chegavam do Brasil. Eram “publicitários, dentistas, que tinham essa dificuldade de reconhecimento da profissão” em Portugal, conta Cyntia de Paula, presidente da Casa.
Desde então, a grande missão da Casa do Brasil é a garantia de direitos às pessoas migrantes de todas as nacionalidades. Além disso, a associação tem um trabalho muito forte na “luta contra todos os tipos de discriminação, contra o racismo, a xenofobia e outros sistemas opressores como o machismo, a LGBTfobia e tantos outros”, destaca de Paula.
A sede da Casa do Brasil fica no Bairro Alto, localizado na parte antiga e central da capital portuguesa. Tem quase 6 mil associados e atende cerca de 2 mil pessoas por ano. Para isso, conta com nove funcionários e quinze voluntários. Parte da equipe trabalha no Gabinete de Orientação e Encaminhamento (GOE), criado para ser fonte de informação segura para quem chega a Portugal.
Para os migrantes que buscam trabalho, a Casa do Brasil também dispõe do Gabinete de Informação Profissional (GIP).
Ativismo

Leia mais
Há 134 anos, a escravidão no Brasil era abolida. O país foi o local na América que mais recebeu negros cativos: 4,86 milhões de africanos escravizados, entre os séculos 16 e 19, segundo o Banco de Dados do Comércio Transatlântico de Escravos, que contém informações de mais de 35 mil viagens de navios negreiros. Mas até hoje, a escravidão ainda ecoa na sociedade brasileira. Na semana em que se lembra esse período do país, o Caminhos da Reportagem traz um pouco da história e das consequências para
Nascido no interior da Bahia, Eduardo Lima, de 45 anos, vai expor suas telas em Londres nesta semana. O ex-frentista retrata a cultura e o cotidiano do Nordeste.
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Thomas Marcelino Costa, 30, foi fotografado para esta reportagem quando buscava o seu diploma na Eaculdade de Educação Física e Esportes da USP. Parecia "um sonho", ele diz, graduar-se em uma universidade "inalcançável" para a sua realidade. Filho de empregada doméstica e de carteiro, teve de trabalhar logo que se formou no ensino médio, em 2010. Queria fazer faculdade, mas não podia pagar uma particular e, com a precariedade do ensino das escolas municipais e estadu
O último Censo da Educação Superior, divulgado neste ano, mostrou que em 2020, pela primeira vez, o…
De acordo com a organização, houve 380 protestos em todo o país
A transição total dos combustíveis fósseis para uma economia mundial de baixo carbono, uma das…
A cidade de Xangai anunciou uma reabertura progressiva dos estabelecimentos comerciais a partir de segunda-feira (16). A medida é tomada após quase dois meses de confinamento na capital econômica chinesa para impedir a propagação da nova onda da pandemia de Covid-19, provocada pela variante ômicron. Mas a situação preocupa agora em Pequim, onde as restrições sanitárias foram reforçadas neste domingo (15). Com informações de Stéphane Lagarde, correspondente da RFI em PequimO vice-prefeito de Xang
Os serviços secretos britânicos dizem que a ofensiva militar russa perde força no Donbass e que é pouco provável que haja avanços nos próximos 30 dias
O McDonald's decidiu abandonar a Rússia de vez. Em março, após o início da invasão à Ucrânia, o grupo americano de fast food já havia fechado os estabelecimentos no país.
Um promotor paraguaio que investigava quadrilhas que atuam na região da fronteira com o Brasil foi assassinado em uma praia da Colômbia nesta semana.
Um cenário alaranjado, que mais parece um filme ou um filtro sépia. Desta forma amanheceu o Iraque nesta segunda-feira, após ser atingido por uma nova tempestade de areia.
PSOL ainda estuda possibilidade de lançar candidato próprio em SP, caso não haja acorto com o PT
O comentário de Samantha Schmütz questionando se Juliette era uma artista repercutiu bastante nas…
A rotina de violência na última semana em duas regiões do Rio provocou o fechamento de clinicas da…
Secretário-geral da NATO considera que a Rússia está limitada. Jens Stoltenberg diz que a "Rússia não está a alcançar os seus objectivos estratégicos"
O prazo final para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2022 está se aproximando. A Receita…
Para quem quer se divertir, o Rio voltou a ser “o” lugar. A cidade já tem uma agenda cheia de…
Autoridades ucranianas afirmaram que tomaram o controle de parte da fronteira com a Rússia, na região norte. Tropas russas se retiraram do local para se dirigirem ao sul.
Budapeste exige mais investimentos europeus para modernizar infraestrutura energética do país
Servidores estaduais em estágio probatório não podem ter a contagem de tempo suspensa em caso de…

source

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.