"Preto do caralho!" adolescente denuncia racismo durante jogo de basquete em Goiás – Site Mundo Negro

O adolescente Cauã Gomes, de 16 anos, foi vítima de racismo durante uma partida de basquete em uma escola em Caldas Novas, Goiás. Ele foi chamado de “preto do caralho” Vídeos da partida também mostram a torcida fazendo sons que imitam um macaco. Veja o vídeo:
A post shared by Celize Gomes (@gomescelize)
A mãe de Cauã, Celize Gomes, desabafou sobre a situação nas redes sociais. “Racismo é crime, não é brincadeira, nem é vitimismo. Quando exposto dessa forma a intenção é de mostrar que existe sim e que deve ser combatido. Estamos em 2022 e isso ainda persiste. Passado de geração para geração, como se fosse uma herança. Basta!!! Nos respeitem, respeitem a nossa história, a nossa ancestralidade e respeitem os nossos filhos”, disse ela.
Em entrevista para a TV Anhanguera, o jovem contou que demorou a ter coragem de contar para a mãe sobre o acontecido. “Eu pensei: será que aconteceu isso mesmo?”, contou o estudante que tem o sonho de se tornar um jogador profissional de basquete.
A mãe do estudante, que não estava no local no momento do acontecido, revelou que se sentiu impotente após ouvir os relatos do filho, mas que sabe que a única forma de combater o racismo é dando visibilidade a esses casos. “Nós temos uma única forma de protestar contra o racismo, que é a nossa voz”, disse Celize.
A Secretaria de Educação de Goiás informou que vai apurar o caso.
Participe de nosso grupo no Telegram
O Mundo Negro é um portal de notícias voltado para comunidade negra brasileira e demais etnias que se interessem pelos assuntos relacionados à cultura e ao cotidiano dos negros no Brasil e no mundo.
CONTATO: pautas@mundonegro.inf.br

source

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.