Mensagem no Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial – ONU Portugal

A-Z índice do site
O SECRETÁRIO-GERAL  
 
MENSAGEM NO DIA INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL  
21 de março de 2022 
  
O Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial é um dia de reconhecimento e um apelo urgente à ação. 
O racismo continua a envenenar instituições, estruturas sociais e a vida cotidiana em todas as sociedades. 
Continua a ser um persistente motor de desigualdades. 
Nenhum país está imune à intolerância, nem livre de ódio. 
Africanos e afrodescendentes, asiáticos e descendentes de asiáticos, comunidades minoritárias, povos indígenas, migrantes, refugiados e tantos outros – todos continuam a enfrentar estigmatização, teorias da conspiração, discriminação e violência. 
O tema deste ano – “Vozes ativas contra o racismo” – convida-nos a denunciar, ouvir atentamente e agir de forma decisiva. 
 Todos nós temos a responsabilidade de nos envolvermos em solidariedade com movimentos que defendem a igualdade e os direitos humanos em todos os lugares. Devemos ouvir aqueles que sofrem injustiças e garantir que as suas preocupações e necessidades estão no centro dos esforços para desmantelar estruturas discriminatórias. 
 A justiça também é crucial para a igualdade racial e expiar o legado duradouro de séculos de escravidão e de colonialismo. 
 Construir um futuro de justiça requer consertar um passado injusto. 
Temos os planos para uma ação determinada: a Declaração e o Programa de Ação de Durban, a Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, a Agenda de Quatro Pontos para a Mudança Transformadora para Justiça e Igualdade Raciais. Nós, nas Nações Unidas, também lançámos o nosso próprio Plano de Ação Estratégico interno para enfrentar o racismo. 
 Concretizar a visão de um mundo livre de racismo e de discriminação racial exige ação todos os dias, em todos os níveis, em todas as sociedades. 
Vamos unirmo-nos em torno da nossa humanidade comum e defender a uma só voz a igualdade, a justiça e a dignidade para todos.  

source

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.