DGArtes vai financiar 18 projectos de combate à discriminação – Público

Resultados do Programa de Apoio em Parceria – Interculturalidade, que tem uma dotação global de 350 mil euros, foram divulgados esta quarta-feira.
Dezoito projectos artísticos, a maioria da área metropolitana de Lisboa, foram seleccionados para receber apoio financeiro da Direcção-Geral das Artes (DGArtes) no âmbito do Programa de Apoio em Parceria Interculturalidade, cujos resultados foram anunciados esta quarta-feira, e que tem uma dotação global de 350 mil euros.
Segundo os dados divulgados pela DGArtes, dez dos 18 projectos são da área metropolitana de Lisboa, com um total de 160 mil euros, e os restantes são provenientes das regiões Norte (três), Centro (três), Alentejo (um) e Região Autónoma dos Açores (um).
Por áreas artísticas, a maioria dos contemplados são projectos de cruzamento disciplinar (dez), seguindo-se sete projectos de artes performativas (teatro, dança e música) e um de artes visuais.
A DGArtes indica ainda que, do montante total disponível, 300 mil euros serão canalizados para a criação artística e os restantes 50 mil para programação.
Este programa, que resulta de uma parceria entre a DGArtes e o Alto Comissariado para as Migrações, tem como objectivo apoiar projectos que contribuam “para o combate ao racismo, à discriminação étnico-racial, à xenofobia, ao anticiganismo ou a outras dinâmicas discriminatórias”.
A título de exemplo, os projectos devem envolver, entre outros, “portugueses ciganos, imigrantes e seus descendentes, e pessoas refugiadas, estimulando a sua participação no desenvolvimento de actividades em prol das comunidades”, sustenta a DGArtes.
Os 18 projectos escolhidos terão agora de ser executados até 30 de Junho de 2023.
Seja o primeiro a comentar.
Escolha um dos seguintes tópicos para criar um grupo no Fórum Público.
Ao criar um novo grupo de discussão, tornar-se-à administrador e será responsável pela moderação desse grupo. Os jornalistas do PÚBLICO poderão sempre intervir.
Saiba mais sobre o Fórum Público.
Ao activar esta opção, receberá um email sempre que forem feitas novas publicações neste grupo de discussão.
Email marketing por
@ 2022 PÚBLICO Comunicação Social SA
Para permitir notificações, siga as instruções:
Estes são os autores e tópicos que escolheu seguir. Pode activar ou desactivar as notificações.
Receba notificações quando publicamos um texto deste autor ou sobre os temas deste artigo.
Estes são os autores e tópicos que escolheu seguir. Pode activar ou desactivar as notificações.
Para permitir notificações, siga as instruções:

source

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.