Espetáculo “Dandara na Terra dos Palmares” aborda racismo estrutural e resgata ancestralidade – ANF – Agência de Notícias das Favelas

O espetáculo infantojuvenil, “Dandara na Terra dos Palmares”, será apresentado aos sábados e domingos do mês de maio, às 16h, no Teatro Sesi Rio Vermelho, em Salvador. A montagem aborda racismo na escola e resgata ancestralidade dos negros no Brasil e celebra os 23 anos de resistência da Arte Sintonia Companhia de Teatro.
O texto inédito do autor Antônio Marques, sob a direção de Agamenon de Abreu, conta a história de Dandara, uma sábia criança negra, que não gosta de seu nome por sofrer bullying na escola, onde os colegas lhe chamam de escrava. Revoltada com as piadas agressivas, Dandara simula estar doente para não ir às aulas.
Sob os cuidados de sua avó, a menina pede um chá para aplacar a sua enfermidade. Após insistência da neta, a avó acaba cedendo e preparando-lhe a bebida com infusão de folhas. A força das ervas medicinais faz a criança adormecer e sonhar com um lugar chamado Palmares, onde conhecerá a luta dos seus antepassados e, principalmente, a história da guerreira Dandara dos Palmares, que a faz amar o seu nome e as suas raízes.
O espetáculo reflete de forma lúdica e poética questões inerentes à opressão sofrida pelos negros no país, e mais especificamente como essa realidade se configura para as crianças por meio do racismo estrutural.
Com canções originais de Emille Lapa e Natalyne Santos, o espetáculo conta, no elenco, com as atrizes mirins Maria Alice Xavier (ex-The Voice Kids) e Yandra Góes; os atores da companhia, Denise Correia, Gilson Garcia e Leonardo Freitas além dos atores convidados Diogo Lopes Filho e Natalyne Santos.
Os ingressos poderão ser adquiridos por meio do Sympla (https://www.sympla.com.br/dandara-na-terra-dos-palmares__1551438) ou no local, no dia da apresentação, por R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).
Com a flexibilização dos protocolos de segurança, o uso de máscara é opcional dentro do teatro, sendo obrigatória e indispensável a comprovação vacinal com o mínimo de duas doses para maiores de 11 anos.
Arte Sintonia Companhia de Teatro
Em pouco mais de duas décadas, a Arte Sintonia montou oito musicais dos quais três são dedicados ao público infantojuvenil, com destaque para os infantis “H2òpera”, do autor baiano Luiz Sérgio Ramos, e “Legal, tchan, tchan, tchan!”, indicada por duas vezes ao Prêmio Braskem de Teatro nas categorias ‘Melhor Espetáculo Infantojuvenil’ e ‘Revelação’ para Denise Correia, com texto e direção de Elísio Lopes Junior.
A companhia mantém como base dos seus projetos espetáculos musicais de autores brasileiros e histórias de grandes personalidades. Uma das únicas companhias soteropolitanas que se dedica ao trabalho do teatro musicado, a Arte Sintonia Companhia de Teatro traz, no seu repertório, musicais para públicos de todas as idades.
Ficha técnica: 
Texto e produção: Antônio Marques
Direção artística, cenário e figurinos: Agamenon de Abreu
Canções, arranjos e direção musical: Emille Lapa e Natalyne Santos
Direção de movimento: Cristiane Florentino
Encenação: Maria Alice Xavier, Yandra Góes, Denise Correia, Gilson Garcia, Leonardo Freitas, Diogo Lopes Filho e Natalyne Santos
Preparação vocal: Manuela Rodrigues
Iluminação e operação de luz: Luciana Liege
Vídeo e fotografia: Anderson Soares
Áudio mídia: Lívia França
Concepção de maquiagem: Lívia França e Agamenon de Abreu
Adereços: Agamenom de Abreu, Zoíla Barata, Sueli Garcia, Ricardo Vieira, Natalyne Santos e Gilson Garcia
Crochês: Maria da Paz
Cenotecnia e costura de cenário: Agnaldo Queiroz, Adriano Passo, Cássio Vieira (Tomate) e George Santana
Modelagem e costura: Guida Maria e Lucinha Lopes
Aquarela de Dandara: Agamenon de Abreu
Assessoria jurídica: Arlane Abreu
Assessoria de imprensa: Biz Comunicação Integrada
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas
Receba as notícias em desque do nosso Portal em seu e-mail.
Fundada pelo jornalista André Fernandes em janeiro de 2001, foi logo reconhecida pela Reuters como a primeira agência de notícias de favelas do planeta
Os textos assinados não significam necessariamente a opinião da ANF.
Este site é de responsabilidade da Agência de Notícias das Favelas e ANF Produções.
Nosso conteúdo pode ser reproduzido, exceto para fins comerciais, desde que citado o veículo e autor da publicação.

source

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.