Vestibular da Unicamp cita Juliette para falar sobre xenofobia – POPline

POPline

Não se preocupe. Não enviamos SPAM
document.getElementById( “ak_js_1” ).setAttribute( “value”, ( new Date() ).getTime() );
POPline
You are here:

Juliette foi lembrada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que a citou em seu vestibular aplicado no último domingo (9). O exame abordou o uso das expressões “ser paraíba” ou “fazer paraibada” em uma questão sobre xenofobia e, para isso, reviveu uma polêmica entre a vencedora do “BBB22”, o cantor Chico César e a youtuber Antônia Fontenelle.
Leia mais:
Antônia Fontenelle foi indiciada em 2021 após usar o termo “paraíba” de forma negativa para ofender DJ Ivis, que agrediu sua ex-esposa Pamella Holanda. A escolha de palavras incomodou muitas pessoas, incluindo Juliette e Chico César, que são paraibanos.
Não é força de expressão, é xenofobia. Não existe “ser Paraíba” e “fazer paraibada”. Existe ser PARAIBANA/O, o que sou com muito orgulho. Tire seu preconceito do caminho, que vamos passar com a nossa cultura e não vamos tolerar atitudes machistas e xenofóbicas de lugar algum.
— Juliette (@juliette) July 12, 2021

 
 
Uma publicação compartilhada por Chico César (@oficialchicocesar)

O vestibular da Unicamp, por sua vez, usou o caso para questionar o porquê da explicação de Fontenelle continuar sendo preconceituosa e pediu que o candidato reescrevesse a primeira frase do primeiro tweet, “desfazendo o preconceito enunciado por ela“. Depois, pediu que o candidato explicasse o jogo de palavras no tweet de Chico César a partir do tweet de Juliette e a característica atribuída ao termo “paraíba” pelo artista.
Em outra questão, o exame destacou a letra de “Ismália“, canção do álbum “AmarElo” (2019), de Emicida. Na pergunta, o vestibular trouxe um trecho da canção e também do poema Ismália, de Alphonsus de Guimaraens. Em seguida, questionou quem são as “Ismálias” na obra de Emicida e qual o conselho de Ícaro na música, considerando o poema declamado e a denúncia do cantor.

Veja mais
Quer mais notícias como essa?
Receba as melhores notícias do mundo pop diretamente em sua caixa de entrada!

Não se preocupe. Não enviamos SPAM
document.getElementById( “ak_js_2” ).setAttribute( “value”, ( new Date() ).getTime() );
06/05/2022, 11:58
06/05/2022, 11:57
06/05/2022, 11:29
06/05/2022, 11:05
06/05/2022, 11:00
06/05/2022, 10:50
Quer mais notícias como essa?
Receba as melhores notícias do mundo pop diretamente em sua caixa de entrada!

Não se preocupe. Não enviamos SPAM
document.getElementById( “ak_js_3” ).setAttribute( “value”, ( new Date() ).getTime() );

A gente tem paixão em informar, fomentar e propagar tudo sobre música! Há 16 anos temos o prazer de criar conteúdo que informe e forme opinião para conectar ídolos, fãs e marcas. Inovação, responsabilidade, ética, imparcialidade, diversidade e consciência inclusiva representam a nossa filosofia. Acompanhe aqui no POPline notícias, coberturas especiais, lançamentos, playlists, podcasts, entrevistas e promoções.
Copyright © 2006-2020 POPline Produções Artisticas & Comunicação LTDA.

source

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.