Brasil: 1 em cada 3 pessoas negras já sofreu racismo no transporte público – Observatório do Terceiro Setor


Além de mostrar que 1 em cada 3 pessoas negras no Brasil já sofreu racismo no transporte público, pesquisa do Instituto Locomotiva revelou que 69% dos entrevistados consideram o racismo comum no dia a dia
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva mostrou que 1 em cada 3 pessoas negras no Brasil já sofreu racismo no transporte público. 33% dos negros entrevistados da pesquisa responderam que já sofreram racismo no transporte público.
“O rapaz chegou com um pacote de bolacha e entregou para outro passageiro negro, acreditando que ele era morador de rua. Por que ele chegou a essa conclusão eu não sei”, relembra o analista de suporte técnico Felipe Mares.
“Eu trabalhava numa lanchonete que tinha uma funcionária que era bem morena. E ela disse que uma vez estava no trem tinham duas meninas bem branquinhas e uma falou assim para ela: ‘Quer banana?’. E olhando para ela: ‘Quer banana?’”, relata a encarregada de mercado Karina Araújo.
Segundo a pesquisa, as formas de discriminação mais comuns são menosprezo, abordagens desrespeitosas e agressões verbais e expressões racistas.
Outro dado assustador mostrou que 69% dos entrevistados consideram o racismo comum no dia a dia. E 25% acreditam que essas atitudes não são punidas.
”Racismo é crime. A gente precisa constituir políticas públicas que façam esse enfrentamento, programas que tragam a educação para a população, mais ainda para gestão pública, que precisa fazer o monitoramento e práticas antirracistas”, diz Anna Karla Pereira, coordenadora da Frente Nacional Antirracista.
A ONU estabeleceu o Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial no dia  21 de março. O dia foi escolhido por causa do massacre ocorrido em 1960 em Sharpeville, na África do Sul; 69 pessoas morreram quando policiais reprimiram a tiros de metralhadora manifestantes que protestavam contra uma das práticas do regime oficial de segregação racial que vigorava no país.
Fonte: g1
 



O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




document.getElementById( “ak_js_1” ).setAttribute( “value”, ( new Date() ).getTime() );

source

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.