Dep. Orlando Silva: Direitos Humanos vai priorizar defesa da população originária e combate ao racismo – Rádio Câmara – Agência Câmara de Notícias

03/05/2022 –
Entrevista – Dep. Orlando Silva (PCdoB-SP)
Entre as prioridades da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara para 2020 estará a defesa das populações originárias, ameaçadas pelo avanço do garimpo em terras indígenas, de acordo com o novo presidente do colegiado, o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP). Ele também aponta que o combate ao racismo e à violência política de gênero estarão na pauta de trabalhos da comissão, que foi criada há 27 anos.
Para realizar os trabalhos, a comissão deve aprofundar a participação da sociedade civil organizada, e o deputado considera que o colegiado tem sofrido uma sobrecarga de atividades, assim como outros ambientes institucionais voltados ao tema, devido à falta de atenção do governo federal com os temas relativos aos direitos humanos.
Orlando Silva pondera que os direitos fundamentais das pessoas são transversais a toda a vida social, pois estão inseridos no cotidianos das pessoas. Ele lembra que a Constituição de 1988 coloca como fundamento nacional o respeito à dignidade humana, com a garantia de direitos essenciais, e considera inadequados os discursos que visam ligar a defesa dos direitos humanos a qualquer movimento de leniência com criminosos, quando o que se defende é apenas o devido processo legal.
Apresentação – Marcio Achilles Sardi
Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.
De segunda a sexta, às 8h, ao vivo
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.
56ª Legislatura – 3ª Sessão Legislativa Ordinária

source

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.