De onde vêm os bárbaros: podcast discute xenofobia na sociedade contemporânea – Observatorio Da Imprensa

Busca Avançada
(Foto: Florante Valdez/Pixabay)
O Observatório de Imprensa publica a partir desta edição a série de podcasts “Dialogia: discursos contemporâneos”, uma produção do Labor – Laboratório de Estudos do Discurso, da Universidade Federal de São Carlos.
A proposta da série é discutir fenômenos contemporâneos em uma perspectiva histórica, a partir de pesquisas situadas no campo da análise do discurso de orientação francesa. 
Jocenilson Ribeiro, pesquisador da Universidade Federal de Sergipe, explora o tema da xenofobia, analisando relatos jornalísticos. A relação entre hospitalidade e hostilidade, os diferentes fluxos de imigração, da mão de obra qualificada para atender demandas do mundo do trabalho aos refugiados, o medo do estrangeiro que sempre permeou a história e seu contexto atual são alguns dos temas debatidos no episódio, publicado no canal Motriz.MZb.
Na próxima semana, vamos publicar o segundo episódio da trilogia, “Período ditatorial e a crítica do Presente”, construído a partir das pesquisas do Professor Israel de Sá, da Universidade Federal de Uberlândia. A série se encerra com o episódio “A Fala Pública Feminina: entre o silenciamento e a resistência”, conduzida pela pesquisadora Amanda Braga, da Universidade Federal da Paraíba. Em todas as abordagens está presente a crítica de mídia, na forma como os temas têm sido tratados de um ponto de vista histórico.
Acompanhe aqui o primeiro episódio, “De onde vem os bárbaros.”
Receba notícias em seu e-mail

Ver outras publicações do autor
Os artigos publicados nesta página não refletem necessariamente uma opinião do Observatório da Imprensa, já que somos um fórum de opiniões. Procuramos publicar os textos recebidos como parte de nosso compromisso com a diversificação das fontes de informação. Como ninguém é dono da verdade, a melhor forma de buscar a objetividade é através do contato com perspectivas e opiniões diferenciadas, o que nos permite neutralizar o discurso do ódio e da intolerância.

Copyright © 2022. Todos os direitos reservados
creative commons

source

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.