A guerra injusta não credencia a xenofobia – Folha de Pernambuco

A crise entre a Rússia e a Ucrânia que era latente, pontual, de repercussão histórica regional, foi dimensionada de forma descontrolada por interesses multilaterais, desencadeando uma guerra de proporções não imaginada pelos mais respeitados especialistas nos assuntos de geografia política.

Ressuscitou-se o fantasma da Guerra Fria, que se julgava extinta desde os tempos da Queda do Muro de Berlim, juntamente com os protagonistas daquele período, que foi o período do fim da Segunda Guerra Mundial com algumas diferenças importantes. A Rússia retornaria ao epicentro do conflito despida da roupagem ideológica da época: o comunismo.

A Rússia agora é pluripartidária, sendo os mais representativos partidos os seguintes: Partido Rússia Unida, de Vladimir Putin, que detém 342 cadeiras na Câmara, a conhecida Duma. O Partido Comunista, com 42 cadeiras; O Partido Liberal Democrata, com 39 cadeiras e o Partido da Rússia Justa, com 23 cadeiras. A china aparece com relevância aos olhos do mundo e dos seus adversários com potencialidade, econômica e tecnológica que a direciona a um papel proeminente, não secundário nas relações mundiais. Os Estados Unidos, por sua vez, como a economia mais pujante, abrangente, envia todos os esforços para fazer prevalecer os objetivos de seu próprio país, e os objetivos dos seus aliados europeus.

Quais os interesses? O fortalecimento do Tratado do Atlântico Norte (OTAN); O Capital e a expansão dos seus negócios mundo afora.

Além das circunstâncias expostas, o que se observa?  Uma acirrada disputa de narrativas, por todos os lados, um jogo de exposições e versões, como se estivéssemos vivenciando outro tipo de guerra, a Guerra Midiática. Nesta guerra aparece de um lado um ator que joga com palavras e gestos, do outro um autocrata que não pretende outra coisa, senão o poder, não alimentado por qualquer ideologia. Dessa insanidade que tem desígnios definidos resultam as mortes de milhares de civis. Entre todos, muitas crianças e enfermos, uma barbárie, agora com o beneplácito da Igreja Ortodoxa Russa.

O que parece preocupante, para os não envolvidos no conflito diretamente é o clima xenófobo que se pretende estabelecer com relação à Rússia.

A cultura Russa é extensa, tão extensa e brilhante, que deriva para a literatura com a força de Dostoievski (Crime e Castigo); Guerra e Paz (Tolstoi); A Dama do Cachorrinho (Tchecov); Doutor Jivago (Boris Pasternak); na música, sua produção é intensa. Suas fronteiras foram rompidas na sequência dos rasgos literários, e o mundo pode contemplar Tchaikovsky (Marcha Eslava); Serguei Prokofiev (Romeu e Julieta). No teatro, a majestade do Teatro Bolshoi, Inaugurado em 1825. Há registro de que o Teatro Bolshoi só tem uma filial no mundo fora da Rússia. Localiza-se na cidade de Joinville, no estado de Santa Catarina. 
E o que dizer do balé? O balé que transcende o Bolshoi. O Teatro Marinsk de São Petersburgo. O Teatro Estatal de Balé e Opera que celebrizou o bailarino Rudolf Nurejev.

Porque não falar dos contos russos, todos eles, inclusive os de Fada. Não custa lembrar a cozinha russa, o Frango à Kiev.

Xenofobia definitivamente deve ser jogada na lata do lixo da história juntamente com todos os preconceitos dos tempos da Guerra Fria de 1945. 
 
* Procurador de Justiça do Ministério Público de Pernambuco. Diretor Consultivo e Fiscal da Associação do Ministério Público de Pernambuco. Ex- repórter do jornal Correio da Manhã (RJ.)
 
– Os artigos publicados nesta seção não refletem necessariamente a opinião do jornal. Os textos para este espaço devem ser enviados para o e-mail [email protected] e passam por uma curadoria para possível publicação.
 

Veja também

Experiência das Escolas de Tempo Integral de Pernambuco é destaque em encontro anual

Educação

Experiência das Escolas de Tempo Integral de Pernambuco é destaque em encontro anual

Síria intercepta ataque com mísseis de Israel, diz mídia estatal

Internacional

Síria intercepta ataque com mísseis de Israel, diz mídia estatal

window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({
mode: ‘alternating-thumbnails-a’,
container: ‘taboola-below-article-thumbnails’, placement: ‘Below Article Thumbnails’, target_type: ‘mix’
});

source

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.